Fabiana Murer, campeã mundial do salto com vara, terminou na terceira colocação a etapa de Birmingham da Diamond League, no domingo (26/8). A atleta saltou 4,42 m para ficar com a medalha de bronze, empatada com a checa Jirina Ptácníková. A americana Jennifer Suhr, campeã olímpica, ficou com a medalha de ouro (4,65 m) e a cubana Yarisley Silva com a de prata (4,65 m). As alemãs Martina Strutz e Silke Spiegelburg zeraram a prova.
"Está difícil manter a condição física da Fabiana, o que é normal em fim de temporada, e o clima também não estava dos mais favoráveis em Birmingham. Tanto que ninguém saltou alto e várias atletas zeraram", disse o técnico Elson Miranda, também do Clube de Atletismo BM&FBOVESPA. "Em Birmingham, a Fabiana superou de primeira os 4,42 m e fez boas tentativas nos 4,57 m, mas não conseguiu passar."
Com o resultado, Fabiana segue na liderança do salto com vara no nobre circuito da IAAF, com 10 pontos, agora empatada com Yarisley Silva. A última etapa da Diamond League será no dia 7 de setembro, em Bruxelas. "Quem ganhar em Bruxelas vai conquistar a Diamond League", disse Elson. "E nós queremos ganhar, vamos tentar sair de lá com o título." Em 2010, Fabiana Murer foi campeã da Diamond League.
Fabiana Murer e Elson Miranda voltam para Malmo, na Suécia, para trabalhar na forma física da saltadora até a etapa de Bruxelas da Diamond League. "Vamos treinar uns dias lá antes da final", concluiu Elson.
A saltadora Keila Costa, também do Clube, terminou na sexta colocação a disputa do salto triplo em Birmingham, com a marca de 13,84 m.