Após um longo período de negociação no sentido de trabalharem juntas em prol do desenvolvimento do skate, com participação de alguns skatistas profissionais e outras pessoas do segmento, a Confederação Brasileira de Esportes Radicais (CBER) e a Confederação Brasileira de Skate (CBSk) chegaram a um acordo que deve trazer benefícios para a modalidade e maior valorização para os skatistas profissionais e amadores.
Pelo acordo assinado entre os presidente das duas entidades, que deve vigorar pelo menos até o final de 2014, os eventos realizados pela CBER na categoria profissional terão parceria na coordenação técnica junto com a CBSk e acompanhamento dos comitês de representantes dos competidores profissionais. Já nas categorias amadoras, as competições terão parceria das federações e/ou associações do esporte que legitimamente representam seus estados ou regiões.
O início desta parceria será celebrado na 9ª edição do PRO RAD Jump Festival, que acontecerá entre os dias 27 e 30 de setembro, em São Paulo, no Ginásio do Ibirapuera. No skate, serão três categorias em disputa: Skate Vertical Profissional, Skate Vertical Amador e Skate Street Amador, todas com coordenação técnica das entidades CBER, CBSk e Federação Paulista de Skate (FPS).
Para Marcelo Santos, presidente da CBSk, a mudança na direção da CBER e a nova visão dos seus dirigentes abriu a possibilidade de entendimento. "A atual gestão da CBER entendeu a necessidade e a importância da participação da CBSk por sua representatividade no esporte e apoio dos skatistas. Essa parceria com certeza trará muitos benefícios para o skate nacional", disse o dirigente.
Nesta primeira oportunidade os maiores beneficiados serão os skatistas profissionais da modalidade vertical, mas pelos planos das duas entidades, em breve as demais categorias também deverão ser contempladas.
"A partir do momento em que assumi a presidência no começo de 2012, a minha grande preocupação foi a de buscar novas parcerias para as modalidades que a CBER fomenta. Pelo fato de a CBER ter um evento consolidado no cenário nacional - o PRO RAD Jump Festival - e a CBSk possuir uma grande representatividade junto aos skatistas, essa parceria promoverá ainda mais o skate brasileiro, ajudando a fomentar o mercado nacional e a transformar o país em uma referência mundial no esporte", explicou o presidente da CBER, Leonardo Rodrigues.
Principal mediador para a consolidação do acordo entre as entidades, o responsável pela área de esportes de ação da XYZ Live, Dárcio França, acredita que a parceria é um grande passo para a consolidação dos planos do skate nacional.
"O skate brasileiro passa por um importante momento. O Brasil pode ser visto como uma potência neste esporte, pois temos os melhores skatistas do mundo nas principais categorias. É hora do mercado e os outros núcleos de negócios envolvidos mostrarem seu potencial, se desenvolvendo profissionalmente. Isso deve começar a inverter o fluxo atual dos atletas: ao invés dos skatistas brasileiros irem para fora para participar dos grandes eventos, os estrangeiros é que devem começar a vir para o Brasil, fortalecendo a posição do país como referencia mundial dentro do segmento", disse Dárcio.
"Tudo que vivenciamos até agora servirá de aprendizado para a construção de um presente sólido para o skate brasileiro", concluiu o responsável por esportes de ação da XYZ Live, que acumula experiência em diversos eventos no segmento, como X Games Brasil, Red Bull X-Fighters e o Dia D, evento idealizado e realizado juntamente com o skatista hexacampeão mundial de skate vertical, Sandro Dias, cuja carreira é gerenciada por Dárcio França há 13 anos.
O skatista profissional Edgard Pereira, o Vovô, esteve presente em grande parte das reuniões visando a aproximação das entidades. O atleta também opinou sobre a parceria. Para ele, o novo acordo vai fortalecer ainda mais o skate brasileiro, já que une duas grandes entidades do segmento em uma só força em prol do skate.
"Participei do processo desde o início, sendo que esta negociação vinha sendo realizada desde anos anteriores. Como se trata de entidades com finalidades distintas, não foi fácil chegar a este momento, mas quando cada parte resolveu se flexibilizar um pouco (CBER, CBSK e skatistas) acredito que conseguimos um resultado justo. O que me leva a acreditar que esta parceria pode prosperar é o compromisso que todos assumiram de pensar no crescimento do skate, acima de qualquer interesse pessoal" disse Vovô.
Para André Barros, da RTMF, a inclusão da CBSK no PRO RAD Jump Festival oferece uma sensação de conquista muito importante na história do skate, e aumenta o potencial de o esporte brasileiro se tornar o mais forte do mundo. Isso, segundo ele, se deve ao fato de o Brasil ser uma nação de skatistas de alta qualidade e, acima de tudo, pelo fato de o Brasil praticar "um skate democrático":
"A democracia será o nosso diferencial. Os Estados Unidos cresceram e dominaram o skate por muitos e muitos anos, mas isso foi no tempo em que só os americanos viviam o skate. Hoje o mundo vive o skate e não envolver todos de forma democrática significa deixar uma nação insatisfeita e satisfazer os anseios de um grupo apenas", analisou André.
"Por isso temos a chance de nos tornarmos a maior nação de skate de todos os tempos. Estamos todos juntos tomando decisões através de uma entidade feita por nós mesmos. Parabéns à CBSK e a todos os envolvidos no Jump por esse momento único. O Jump é um evento significativo para o skate de modo geral e estamos todos felizes por isso tudo ter acontecido depois de muita luta", completou.
Campeão do Jump Festival em 2010, quando ainda era um skatista amador, o hoje profissional Rony Gomes, um dos grandes ídolos do esporte no Brasil, também deu o seu aval para a parceria: "São duas confederações que trabalham em favor do skate e que querem fazer com que o esporte evolua. A união das forças só tem a contribuir para o crescimento do skate. Tenho certeza de que agora veremos cada vez mais eventos no país, e posso dizer que estou muito feliz que essa parceria tenha acontecido", comemorou.