Esporte & Cia

Sunday, Nov 24th

Last update:09:53:06 AM GMT

You are here:

Thabata Sartorelli garante o título de Ciclismo em Santos

E-mail Imprimir PDF

Com um trabalho em equipe, a ciclista Thabata Jéssica Sartorelli, da Memorial/Prefeitura de Santos, conquistou na manhã do domingo (28/10) o título do Metropolitano Tremendão de Cliclismo. Uma das revelações dos pedais, ela precisou apenas do terceiro lugar na 7ª e última etapa do Campeonato, disputada na Avenida Pedro Lessa, em Santos. Na categoria masculina, Patrick Oyakawa, DKS/Vzan/Maxx Calipso/São Caetano, entrou na pista como campeão da temporada.

Após duas vitórias seguidas, a Thabata chegou para a prova de domingo na liderança do ranking e sua equipe “trabalhou” para uma “dobradinha” na classificação final.  "Graças a Deus a nossa equipe conseguiu fechar bem esse ano e ganhamos mais essa competição importante. Eu praticamente já tinha o título e, então, trabalhamos para conseguir levar a Carina Faggiani ao segundo lugar", afirmou a campeã do Metropolitano, referindo-se à companheira de equipe, que venceu a etapa e ficou com o vice geral.

A ciclista de 20 anos tem como característica principal a velocidade. Já foi campeã brasileira júnior de pista e esse ano faturou dois ouros no brasileiro de pista, nas provas de perseguição por equipes e velocidade por equipes. “Foi muito bom encerrar 2012 com a campeã e a vice do torneio encerrado na cidade de nossos patrocinadores. Assim, coroamos os 13 anos da Memorial/Prefeitura de Santos. Temos de agradecer sempre ao Pepe Altstut (proprietário da Memorial), que sempre incentivou o esporte”, destacou o técnico da equipe, Cláudio Diegues.

Na categoria elite masculina, Patrick Oyakawa, que é de Santos, teve problemas técnicos em sua bicicleta e ficou longe do pelotão principal logo nos primeiros metros. Mesmo assim, chegou em sétimo lugar. Na etapa, Tiego Gasparoto, da Memorial/Santos foi o vitorioso, dando mais uma alegria à equipe local.

Para Patrick, o primeiro lugar teve um gosto especial, por ter iniciado no ciclismo na Escola da Prefeitura de Santos. "Desde o começo do ranking, consegui abrir uma boa vantagem em relação aos outros competidores. O forte calor deste domingo atrapalhou, os problemas técnico também, mas já havia conquistado o título", ressaltou.
Antes das disputas principais, outras categorias tiveram decisões de título. Na open, Emerson Tomar Hernachi (Equipe Bardhal Promax) ficou com o primeiro lugar na classificação geral, superando seus rivais diretos: André Orsalino (Maranga Team/Marcondes Cesar) e Daniel Conti Oliveira (Ciclo Ravena). No pódio do domingo, Rodrigo Melo Matos (Semes Cubatão/Fisk/Mineiro Bikes) garantiu o troféu.
Já sênior B, Júlio Cesar de Oliveira (Ciclo Ravena) garantiu a primeira colocação no geral e na 7ª etapa. Na sênior A, Erick Rogério Reis de Oliveira (O Liberal Santa Bárbara), com cinco vitórias, já tinha garantido o Metropolitano. A primeira posição da prova foi de Carlos Alves Santos (Biking/Kenda/Cabo).

A master A também já tinha seu campeão: Marcelo Ariani (Sesla Indaiatuba), que ficou com a terceira colocação no domingo. Douglas Garces Nunes (Semes Cubatão/Fisk), um dos ícones do ciclismo na região, foi o vencedor na prova. Na master B, o grande campeão no geral e na 7ª etapa foi Nivaldo Santana (Embu Parque Hotel).
ENCERRAMENTO - A etapa também marcou o encerramento do ciclista Fernando Ruiz Fermino, da Memorial/Prefeitura de Santos. O atleta disputou provas de ciclismo durante 17 anos, estreando como profissional em 1996 no Torneio de Verão. “Fiz questão de disputar minha última prova na carreira como profissional aqui no Metropolitano, em Santos”, comentou.

O presidente da Liga Santista de Ciclismo, José Reinato Mendes, comemorou mais uma temporada de grandes provas. "Foi uma grande final, muito gratificante para nós, porque vários atletas de todo o estado de São Paulo e até de outros estados marcaram presença na prova. Agora nosso pensamento é todo para 2013, quando vamos realizar a 27ª edição do Torneio de Verão, em janeiro", ressaltou.

“Ficamos felizes em ver o ciclismo da região forte, competitivo, revelando novos valores. E equipes de ponta prestigiando as provas”, acrescentou o empresário e também ciclismo Ivo Moreira, da Tremendão.