Esporte & Cia

Thursday, May 02nd

Last update:10:04:28 PM GMT

You are here:

Luca Bassani brilhou nos Jogos Abertos do Interior

E-mail Imprimir PDF

Atual campeão do Troféu Kim Molo nos 100 metros peito e por duas vezes medalhista em Brasileiros de Natação, o nadador jundiaiense Luca Bassani iniciou nesta semana o ciclo das principais competições do ano. Na quinta-feira (15/11) ele conquistou em Bauru (SP) o quarto lugar na prova de 200 metros peito, em piscina de 25 metros, competindo pela primeira vez na categoria Absoluto, para atletas de todas as idades. Na última quarta-feira (14/11) ele já havia obtido a mesma posição nos 100 metros, colocações que somaram dez pontos para Jundiaí nos Jogos Abertos do Interior.

Bassani integra a equipe da cidade de Jundiaí desde os nove anos de idade, e o principal motivo para sua permanência é a proximidade com o técnico Ari Cortina. "O Luca está completando uma fase de amadurecimento. Além do talento natural para as provas de peito, seu diferencial é a dedicação nos treinamentos, que é a única maneira de um atleta evoluir na natação. Seu quarto lugar nas provas dos 100 e 200 metros peito, para garoto de apenas 16 anos entre tantos atletas experientes é excepcional", diz o técnico, várias vezes campeão Brasileiro da modalidade.

Além de conquistas no âmbito nacional, Luca já foi o campeão do revezamento 4 X 50 metros livres e vice-campeão dos 50 metros peito dos Jogos da Juventude na Itália em 2010, competição mundial em que o atleta só compete uma única vez na vida, quando tem 14 anos.

Agora aos 16 anos, Luca espera continuar evoluindo no quadro nacional: "Estou numa ótima fase e agora é a hora de conferir na prática como evolui nesses últimos meses. Fiz a lição de casa nos treinamentos e estou determinado a melhorar todos os meus índices nas provas. O quarto lugar nos Jogos Abertos mostra que estou no caminho certo. Ainda hoje (quinta-feira) sigo para o Brasileiro em Curitiba, onde vou disputar as provas do Juvenil 2 com nadadores da minha categoria e idade", afirma confiante o atleta paulista.

No início da semana o nadador recebeu uma palavra de incentivo de Gustavo Borges, que visitou a academia CNM em Jundiaí. Mesma academia na qual Luca iniciou-se na natação aos três anos de idade, e hoje opera com o método desenvolvido pelo quatro vezes medalhista olímpico. O local foi palco da primeira vitória de Bassani numa competição regional aos oito anos de idade, e desde então o atleta desenvolveu seu gosto por medalhas.