A Liga Nacional de Basquete (LNB) e o Ministério do Esporte vão oficializar na quinta-feira (20/12) a parceria de dois anos da realização da Liga de Desenvolvimento de Basquete (LDB).
O ministro do Esporte, Aldo Rebelo, o presidente da LNB, Kouros Monadjemi, e o secretário Nacional de Esporte de Alto Rendimento, Ricardo Leyser, estarão presentes no evento, que contará também com a presença dos atletas e comissão técnica da equipe sub-22 do Brasília.
A LDB
A Liga de Desenvolvimento de Basquete (LDB) chega a sua segunda edição no ano de 2012. Liga Nacional de Basquete (LNB) e Ministério do Esporte fecharam uma parceria para os próximos dois anos com o objetivo de dar mais oportunidade de desenvolvimento para jovens atletas, que atravessam um período de transição entre as categorias de base e o adulto.
Contemplando jogadores com idade de até 22 anos, a Liga de Desenvolvimento de Basquete visa a formação de atletas para as Olimpíadas de 2016, no Rio de Janeiro, e também para abastecer as equipes profissionais que disputam o NBB (Novo Basquete Brasil), competição masculina adulto de basquete. Um campeonato nacional forte e de bom nível técnico é importante para o desenvolvimento, não só dos atletas, como também de técnicos e árbitros envolvidos.
A maioria das equipes que disputam a temporada 2012/2013 do NBB estão representadas na Liga de Desenvolvimento de Basquete. Serão 16 clubes do NBB, mais três equipes convidadas, de diferentes estados brasileiros: São Luís Basquete (MA), Associação Londrinense de Esportes (PR) e Faculdade 2 de Julho (BA).
A primeira etapa da LDB 2012 será disputada entre os dias 26 e 30 de dezembro em duas sedes, Brasília (DF) e Belo Horizonte (MG). Os times serão divididos em quatro grupos, em que os dois mais bem classificados passam para a próxima fase.
Os oito classificados jogarão os quadrangulares semifinais nos dias 09, 10 e 11 de fevereiro. Os dois melhores de cada grupo avançarão para a final da competição, que será disputada nos dias 28 de fevereiro e 01 de março, na sede do Jogo das Estrelas do NBB, que ainda será oficializada.