O Pinheiros conquistou uma excelente vitória sobre o Flamengo, 88 a 85, na primeira partida das semifinais da Liga das Américas, na noite da sexta-feira (15/03), em Buenos Aires. Com muita raça e vontade, e comandado pelo ala norte-americano Joe Smith, o time dirigido pelo técnico Cláudio Mortari construiu uma bela vantagem no primeiro tempo, e teve tranquilidade para administrar o jogo e conquistar um importante resultado, nos segundos finais. Rafael Mineiro, com 19 pontos, também se destacou.
"Foi um jogo muito importante para a gente, uma boa vitória para o Pinheiros. Estamos muito felizes", afirmou Joe Smith, que mostrou muita precisão nos arremessos. "É o meu jogo, quero fazer sempre o melhor para o meu time. As estatísticas não importam tanto quanto uma vitória. Ajudar o time a vencer é muito mais importante", completou o camisa 10.
Rafael Mineiro, que dominou os garrafões, não escondia a alegria pela vitória, mas pede que o time não perca a concentração.
"A nossa missão ainda não acabou. Temos mais dois jogos e vamos em busca da classificação. Todo o time está de parabéns, mantivemos a garra durante todo o jogo. O Cláudio nos motivou muito. O Pinheiros mostra sua força e vamos atrás da nossa meta, que é ficar entre os quatro da América."
Segundo o pivô, a forte marcação e força defensiva fizeram a diferença para que o Pinheiros vencesse a sua partida de estreia na fase semifinal.
"Tivemos uma bela defesa, conseguimos dominar os rebotes, principalmente no primeiro tempo, e isso fez a diferença. Depois, saímos com eficiência no contra-ataque", resumiu o jogador.
Cláudio Mortari concordou com seu atleta: "Marcamos muito bem, tivemos uma boa dinâmica de defesa e isso nos deu uma certa tranquilidade."
O time de São Paulo mostrou muita disposição no jogo. Com grande eficiência nos arremessos de três pontos e uma marcação muito forte, o Pinheiros construiu uma excelente vantagem nos 10 minutos iniciais. O pivô Rafael Mineiro e o ala Márcio, ambos com nove pontos, foram o destaque da equipe no primeiro quarto, que fechou o período com uma larga vantagem: 25 a 11.
No segundo quarto, a partida ficou um pouco mais equilibrada. Mas o Pinheiros/SKY se manteve à frente, com firmeza na marcação e bom aproveitamento nos arremessos. A vantagem era de 10 pontos, 41 a 31, na descida para os vestiários.
Após o intervalo, o Flamengo reagiu. Diminuiu um pouco a diferença, porém, o Pinheiros/SKY soube administrar a vantagem. Uma bola sensacional de três pontos do ala Smith, no estouro do cronômetro, definiu o placar: 68 a 60.
No quarto e decisivo período, o equilíbrio foi ainda maior, e apartida foi definida apenas nos segundos finais. Com pouco mais de um minuto para o fim da partida, o pivô paraguaio Araujo converteu uma bola espetacular de três, abrindo a vantagem para seis pontos: 86 a 80. O Flamengo encostou, mas Smith converteu os dois arremessos livres, a poucos segundos do fim, e o Pinheiros chegou à vitória, 88 a 85.
Neste sábado (16), o time pinheirense volta à quadra diante do Lanús, da Argentina, às 22h. Uma vitória deixa a equipe muito próxima da fase final da Liga das Américas.
"Vamos analisar o time deles, descansar e tentar fazer o nosso melhor jogo", disse Rafael Mineiro.
As duas equipes voltam a se enfrentar depois de encontrarem na primeira fase.
"Será um jogo difícil, mais uma vez. Mas nós temos que manter toda a nossa concentração e muita força na marcação, como fizemos hoje, para conseguirmos mostrar o nosso melhor jogo", analisa o ala norte-americano Shamell.
"Conheço muito bem o Lanús, porque joguei na Argentina. Nós estamos prontos para o próximo jogo", conclui Smith.