Esporte & Cia

Sunday, May 05th

Last update:10:04:28 PM GMT

You are here:

Atentado na Maratona de Boston foi terrorista - FBI

E-mail Imprimir PDF

O FBI (Polícia Federal norte-americana) considerou como terroristas os ataques que aconteceram na segunda-feira, 15 de abril de 2013, nas ruas de Boston, no Estado de Massachusetts, nos Estados Unidos.

Na data, acontecia a Maratona de Boston - a mais antiga do mundo e que é organizada desde 1897, sempre na terceira segunda-feira de abril, data em que é considerada para eles, como o "Dia dos Patriotas".

A corrida era disputada sem maiores problemas, quando aproximadamente três horas depois que os vencedores haviam cruzado a linha de chegada, aconteceram pelo menos três fortes explosões. A primeira delas, perto do Hotel Baylston Street, um pouco antes da linha de chegada e, minutos depois, ouvia-se uma segunda explosão, muito próximo da primeira.

A terceira e última explosão relatada, teria ocorrido na Biblioteca JFK, local onde está o memorial e o museu que homenageia o ex-presidente John F. Kennedy. Duas pessoas morreram e embora as informações sejam muito desencontradas, a imprensa local avalia como mais de 100 o número de feridos. Antes da tragédia, a prova masculina foi vencida pelo etíope Lelisa Desisa, e no feminino, a vencedora foi a queniana Rita Jeptoo.

Segundo as informações mais recentes, a polícia local ainda desmantelou outros dispositivos prontos para explodir na cidade e por isso, o FBI já trata o ocorrido como um atentado terrorista.

Já o presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, afirmou em pronunciamento que os responsáveis pelas explosões em Boston, que mataram ao menos duas pessoas, irão "sentir o peso da Justiça".

"Nós ainda não sabemos quem fez isso e nem por quê. As pessoas não devem procurar conclusões até que se tenham todos os fatos", disse Obama.