Esporte & Cia

Sunday, May 05th

Last update:10:04:28 PM GMT

You are here:

NBB: Nezinho dá show e Brasília vence o São José

E-mail Imprimir PDF

"Os playoffs me animam. Eu fico mais concentrado e isso ajuda no meu desempenho". Esse foi o discurso do armador Nezinho antes da terceira partida da série de quartas de final do NBB 2012/2013 diante do São José. Dito e feito. O jogador teve uma atuação incrível e liderou o triunfo do time candango, por 91 a 76, em jogo realizado na noite da sexta-feira (3/5), no Ginásio Nilson Nelson, em Brasília (DF).

Com direito um excepcional aproveitamento nos tiros de longa distância, foram oito acertos em 11 tentativas (72,7% de aproveitamento), o camisa 23 do esquadrão da capital federal anotou 36 pontos, ainda distribuiu sete assistências, totalizando 40 pontos de eficiência, e foi o grande destaque da partida que colocou os atuais tricampeões em vantagem no confronto por dois a um.

"Primeiro, gostaria de agradecer a Deus e aos meus companheiros por esse momento. Estou feliz, no lugar que eu gosto, e meu treinador me dá muita liberdade para atuar solto. Temos que manter o foco na série, pois sabemos que para passar às semifinais precisamos conquistar três vitórias", disse Nezinho.

Além do armador, os outros principais nomes do time candango também tiveram boas atuações: Arthur, Alex e Guilherme Giovannoni, que marcaram 14, 13 e 12 pontos, respectivamente. Do outro lado, Murilo, autor de um dupl0-dulo, com 25 pontos e dez rebotes, e o ala/armador norte-americano Laws, que registrou 17 pontos, foram os destaques do time joseense.

As equipes voltam a duelar, na próxima segunda-feira, no Ginásio Lineu de Moura, em São José dos Campos (SP), às 20 horas (de Brasília).

"Pegamos o Nezinho em um dia inspirado e ele desequilibrou. Além disso, outros jogadores do time deles também tiveram aproveitamentos fantásticos e isso nos dificultou um pouco. Cada um fez seu dever de casa até agora e vamos fazer de tudo para levar a série para o quinto jogo. Tenho certeza de que no Ginásio Lineu de Moura as coisas serão diferentes. Espero que nossa torcida compareça em peso e faça o ‘caldeirão’ ferver na segunda-feira", disse o armador joseense Fúlvio.

Bauru também abre dois a um

No jogo que abriu a rodada dupla desta sexta-feira, o Bauru abriu vantagem na série de quartas de final diante do Franca. A equipe comandada pelo técnico Guerrinha novamente aproveitou o fato de jogar no Ginásio Panela de Pressão completamente lotado e venceu o time francano, pelo placar de 87 a 78, para colocar dois a um de frente no confronto.

Além da festa pelo importante resultado positivo, a torcida bauruense teve outro motivo para comemorar. A vitória nesta sexta-feira foi a centésima de Guerrinha na história do NBB, e o comandante do time do Estado de São Paulo se tornou apenas o segundo treinador a atingir tal feito na maior competição de basquete do país - o outro é Hélio Rubens, do Uberlândia.

"Fico muito feliz de ter conquistado isso aqui em Bauru. Essa cidade maravilhosa que me recebeu como um filho. É uma troca tão grande e só tenho a agradecer todos os atletas, patrocinadores e torcedores que passaram por aqui", festejou Guerrinha.

Para sair com o triunfo, Bauru contou com um retorno em grande estilo de Jeff Agba. Depois de ser suspenso preventivamente por 30 dias pelo STJD por conta do lance com o rival Jhonatan na abertura da série, o pivô norte-americano recebeu um efeito suspensivo horas antes da partida e foi um dos destaques da equipe, ao registrar um duplo-duplo: 18 pontos e 12 rebotes.

"Quando entrei no vestiário e vi meu uniforme pronto para o jogo, fiquei muito feliz. Queria muito jogar e pude ter uma bela atuação. Foi uma noite inesquecível para mim", comentou Agba.

Além do camisa 42, outros dois atletas foram fundamentais para a vitória do Bauru. O armador Larry Taylor foi o cestinha da partida, com 20 pontos, além de distribuir seis assistências e apanhar cinco rebotes, enquanto que o ala/pivô DeAndre Coleman anotou os mesmos números de Jeff (18 pontos e 12 rebotes) e também deixou a quadra com dois dígitos em dois fundamentos. Pelo lado do Franca, os maiores pontuadores foram os jovens alas Cauê Borges e Léo Meindl, com 19 e 17 tentos, respectivamente.

Confira o calendário completo das quartas de final do NBB:

Flamengo (1º) 2 x 0 Paulistano (9º)
29/04 - Paulistano 91 x 100 Flamengo
02/05 - Flamengo 80 x 76 Paulistano
04/05 - Ginásio do Tijuca Tênis Clube, no Rio de Janeiro (RJ), às 21h30
07/05* - Ginásio Antonio Prado Junior, em São Paulo (SP), às 21 horas
10/05* - Ginásio do Tijuca Tênis Clube, no Rio de Janeiro (RJ), às 21 horas

Brasília (2º) 2 x 1 São José (7º)
29/04 - São José 90 x 76 Brasília
01/05 - Brasília 100 x 79 São José
03/05 - Brasília 91 x 76 Sâo José
06/05 - Ginásio Lineu de Moura, em São José dos Campos (SP), às 20 horas
09/05* - Ginásio Nilson Nelson, em Brasília (DF), às 20 horas

Uberlândia (3º) 1 x 1 Pinheiros (6º)
29/04 - Pinheiros 67 x 86 Uberlândia
02/05 - Uberlândia 97 x 103 Pinheiros
04/05 - Ginásio Sabiazinho, em Uberlândia (MG), às 19h30
07/05 - Ginásio Poliesportivo Henrique Villaboim, em São Paulo (SP), às 19h30 horas
09/05* - Ginásio Sabiazinho, em Uberlândia (MG), às 20 horas

Bauru (4º) 2 x 1 Franca (5º)
28/04 - Franca 72 x 69 Bauru
01/05 - Bauru 86 x 79 Franca
03/05 - Bauru 87 x 78 Franca
06/05 - Ginásio do "Pedrocão", em Franca (SP), às 19 horas
09/05* - Ginásio Panela de Pressão, em Bauru (SP), às 20 horas

*Se necessário