Esporte & Cia

Saturday, May 04th

Last update:10:04:28 PM GMT

You are here:

O Brasileiro de Canoagem Onda, no Guarujá (SP)

E-mail Imprimir PDF

A Praia do Tombo, em Guarujá, conhecida mundialmente como palco de grandes campeonatos de surf, recebeu no domingo (23/06) as decisões da primeira etapa do Circuito Brasileiro de Canoagem Onda. Com patrocínio da Libra Terminais, o evento contou com mais de 30 atletas de vários estados e teve como grande destaque o catarinente Chrystian Borba, faturando na waveski open (principal) e sênior (30 a 39 anos).
Na open, ele arrancou uma nota 10 dos juízes, com um aéreo perfeito, e um 8.77, somando 18.77 de 20 possíveis. Já na sênior voltou a ficar à frente, com 16.60 pontos. “Estou exausto e muito feliz. Consegui pegar as ondas certas. Estava sempre no lugar certo. Foi um conjunto de fatores positivos para mim”, festejou o tricampeão brasileiro e sul-americano de waveski.

“Tem que estar muito bem para ser campeão, pois todos são muito preparados. Esse é o resultado de muita dedicação”, comemorou Chrystian, que superou seu grande rival, o também catarinense Maurício de Souza, dez vezes campeão brasileiro e terceiro melhor no mundial de 2004 no waveski. “Fiz de tudo e não deu para mim. Estou tranquilo, a experiência me faz compreender as derrotas. É bom ter bom adversário”, comentou.

A Baixada Santista também teve representante no pódio. Único santista na disputa, Gilberto Alves Filgueira ficou com o terceiro lugar na disputa de kayaksurf master (a partir de 40 anos). “O nível de dificuldade é muito grande. Mas estou muito feliz por estar no pódio”, conta Giba, patrocinado pela Libra Terminais, onde trabalha como coordenador Geral de Operações na Unidade Santos.

“Além de tudo, posso considerar essa competição como um grande treino para a Copa do Mundo de Canoagem Onda (waveski)”, destaca Giba, referindo-se à competição que disputará em julho, no Santa Cruz Ocean Spirit, em Portugal. “Estou feliz também por conseguir representar bem a Libra Terminais, que me apoia em todas minhas decisões no esporte. Eles têm sido muito importantes”, conta Gilberto, que faz de tudo para poder treinar para os campeonatos. “Quando trabalho à noite, treino de manhã, quando trabalho à tarde, dou os meus jeitos. Mas não deixo de treinar”, completa o também vice-presidente da Word Waveski Surfing Association (WWSA), associação que fomenta o esporte no mundo.

Já na disputa de kayaksurf open, mais uma vitória catarinense. Com um 13.77, a jovem revelação Cizomar Bavaresco, o “Bava”, desbancou
os adversários. “Melhor forma de poder voltar para casa. Mais uma conquista para minha carreira. Estou muito contente”, afirma o catarinense, que ficou com a terceira colocação na recém-criada Shark Paddle Surf, vencida pelo guarujaense Alexandre Mattei, idealizador da modalidade.
Na categoria kayaksurf sênior, Felipe Kizu ficou com o título. Na iniciante mista, que contou com atletas de diversas categorias, Gabriel Aun foi o primeiro colocado, enquanto que na waveski master Luciano Bastiani levantou o troféu.