A atleta Jessica Cavalheiro (Sesi-SP), embarca, na sexta-feira (19), para Barcelona para a disputa do Campeonato Mundial Absoluto de Natação, que será realizado de 28 de julho a 4 de agosto, no Estádio Olímpico Lluis Companys. A nadadora entra na piscina no dia 1º de agosto, dia de seu aniversário de 22 anos, para nadar o revezamento 4 x 200 m livre, ao lado de Manuella Lyrio, Carolina Bilich e Larissa Oliveira.
Essa será a estreia de Jessica em um Mundial Absoluto e a atleta diz que está bem tranquila e que viaja com dois objetivos definidos. "Essa competição será a minha maior experiência. Ainda estou me preparando porque acredito que podemos ajustar algumas coisas. Mas quero fazer a minha melhor marca pessoal e também quebrar o recorde Sul-Americano Absoluto do revezamento, que já dura desde 2004", falou a nadadora, que já disputou um Mundial Júnior, em 2008, no México. O recorde é 8min05s29 e foi conquistado por Monique Ferreira, Joanna Maranhão, Mariana Brochado e Paula Baracho.
Outro fator que passa mais tranquilidade para Jessica é que, no Mundial, poderá contar com a presença de Fernando Vanzella, seu técnico também no Sesi-SP. "Ele é o técnico da natação feminina na Seleção Brasileira e isso ajuda muito. Vou fazer o que sempre faço, em todas as competições, dando o máximo de mim e tentando ser mais rápida. Mas sei que o maior desafio da minha carreira virá daqui três anos, nas Olimpíadas", completou.
A prova de Jessica está prevista para ser realizada a partir das 10h, horário local, no dia 1º de agosto. E a volta para o Brasil está marcada para 5 de agosto, dia seguinte do fim do Mundial. A atleta do Sesi-SP entrou para a Seleção ao nadar 2min00s69 no Troféu Maria Lenk, em abril último. É o segundo melhor tempo do País na distância na temporada.
Sobre a nadadora - Jessica Bruin Cavalheiro tem 21 anos e é treinada por Fernando Vanzella, que também coordena a Seleção Brasileira da modalidade. Entre seus principais resultados está a medalha de prata no Pan de Guadalajara/2011 no revezamento 4 x 200 m livre.
Nascida em Belo Horizonte (MG), Jessica deu as primeiras braçadas aos 3 anos e em pouco tempo já disputava competições. Em 2001, aos 10 anos, integrava a equipe do Minas Tênis Clube. No ano passado, a atleta mineira defendeu o Fluminense e agora faz parte de um projeto inovador voltado à natação feminina no Sesi-SP, sob o comando de Fernando Vanzella.