Na terça-feira (13/08), em reunião realizada na sua sede, em São Paulo (SP), a Liga Nacional de Basquete (LNB) anunciou o número de equipes que disputarão a sexta edição da maior competição de basquete do país.
Em relação à última temporada, 15 times permanecem na disputa do campeonato nacional: o atual campeão Flamengo, Uberlândia (MG), Bauru (SP), São José (SP), Brasília (DF), Franca (SP), Pinheiros (SP), Paulistano (SP), Minas Tênis Clube (MG), Basquete Cearense (CE), Limeira (SP), Liga Sorocabana de Basquete (SP), Mogi das Cruzes (SP), Vila Velha (ES) e Palmeiras (SP).
Enquanto isso, os estreantes serão o Macaé Basquete (RJ) e o Goiânia (GO). Inicialmente inscritos no campeonato, Fluminense (RJ), Joinville (SC), Tijuca Tênis Clube (RJ) e Vitória Basquete (ES) não apresentaram os pré-requisitos necessários e ficarão de fora da próxima temporada da elite do basquete brasileiro.
Outra novidade divulgada nesta terça-feira foi a tabela de jogos do NBB 2013/2014. A competição terá seu início no dia 09 de novembro, no Rio de Janeiro (RJ), com a realização do maior clássico do campeonato. Únicos vencedores da competição na história, Flamengo, dono de dois títulos (2009/2010 e 2012/2013) e Brasília, tricampeão entre 2010 e 2012, se enfrentarão na partida de abertura da sexta temporada do campeonato.
Além do anúncio dos clubes participantes e da tabela de jogos, a LNB também utilizou a reunião para definir uma alteração no sistema de disputa do NBB. Agora, as séries melhor-de-cinco dos playoffs (oitavas de final, quartas de final e semifinal) serão realizadas da seguinte maneira: as partidas de número 1, 2 e 5 ocorrerão nos domínios da equipe com melhor campanha na fase de classificação, enquanto que os jogos 3 e 4 acontecerão sob o mando do time com campanha inferior.
Outra mudança foi a extinção da reclassificação das equipes a cada etapa dos playoffs. A partir desta temporada, o chaveamento até a Final já estará definido ao término da fase de classificação.
Novo Estado
Com a entrada do esquadrão de Goiânia, o NBB terá um representante do Estado de Goiás pela primeira vez em sua história. Sendo assim, o Centro-Oeste do país terá dois participantes na competição, também de forma inédita. A outra equipe da região é o Brasília (DF).
Ao todo, seis Estados brasileiros mais o Distrito Federal estarão representados na sexta edição do maior campeonato do esporte da bola laranja no Brasil. São Paulo lidera a lista, com nove participantes, e Rio de Janeiro e Minas Gerais aparecem na segunda colocação, com duas equipes cada. Espírito Santo, Ceará, Goiânia e o Distrito Federal terão um time cada na disputa do NBB6.
Final
O método de disputa da Final do NBB6 ainda não está definido. A LNB está em negociações com TV, parceira da entidade na realização do campeonato, para realizar a decisão em duas partidas, ambas com transmissão ao vivo.
Neste caso, o time com pior campanha na fase de classificação sediaria o primeiro jogo e a equipe melhor classificada jogaria em casa o duelo derradeiro. Se cada time vencer um confronto, o saldo de cestas definiria o campeão. Caso ocorra um novo empate, o vencedor seria o clube com melhor campanha na fase de classificação.
Definido este método, a finalíssima da competição deixará de ser realizada em jogo único - as duas últimas temporadas foram disputadas desta maneira.
Confira os jogos da primeira rodada do NBB 2013/2014:
09/11 (sábado):
Flamengo x Brasília
14/11 (quinta-feira):
Basquete Cearense x Uberlândia
Mogi das Cruzes x Franca
Macaé Basquete x Goiânia
Bauru x Palmeiras
Limeira x Pinheiros
São José x Liga Sorocabana de Basquete
Vila Velh x Minas Tênis Clube