Esporte & Cia

Thursday, Mar 28th

Last update:10:04:28 PM GMT

You are here:

Garotada faz a festa na Copa Internacional de Mountain Bike

E-mail Imprimir PDF

Os primeiros campeões da Copa Internacional Levorin de Mountain Bike, nas provas do Cross Country Olímpico (XCO), foram conhecidos na manhã deste domingo (18), no Campus Tancredo Neves da UFSJ (Universidade Federal de São João del-Rei). Os atletas da Copa LM Bike de Amadores abriram o dia às 8h, com a primeira série de largadas. Duas horas depois mais nove categorias foram para a pista. Nesta hora os pequenos ciclistas da Mirim se divertiram em uma área exclusiva para a competição recreativa.

Com apenas 7 anos de idade, Miguel Alves Oliveira participou de sua primeira prova de mountain bike. O interesse pela magrela nasceu em 2012, quando assistiu a etapa de Congonhas da CIMTB Levorin. "Gostei muito de competir. Até vim aqui durante a semana, para treinar na pista. Daqui alguns anos quero estar entre amadores e profissionais disputando a competição. Um dia ainda vou fazer esse decidão ali do campo de futebol", contou Miguel. Depois da premiação da garotada, pais e parentes tiraram muitas fotos dos pequenos bikers e suas medalhas.

Na primeira Largada da Copa LM Bike de Amadores subiram no lugar mais alto do pódio Felipe Junior (Expert), Lucio Otávio Soares (Cadete), Remerson Gealdo Neri de Souza (Veterano), Ana Paula Mendes (Sub-40), Marta Almeida (Over-40) e Jaqueline Borba (Sub-23 Fem).

Os vencedores da segunda Largada foram Thiago Freitas Souza (Sub-15), Luiz Renato Borges Silva (Sub-17), Robson Aloisio Silva (Sub-45), Luiz Lotti (Sub-50), Thiago Augusto de Souza Oliveira (PNE), Cláudio Dutra Da Mata (Sub-55), Adolfo José Mariano (Sub-60), Ailton José dos Santos (Over-60) e Hamilton Santos (Segurança Pública).

Autoridades comparecem ao evento - Além do grande público de São João del-Rei e região, estimado em mais de 10 mil pessoas nos três dias de evento, a Copa Internacional Levorin de MTB foi prestigiada também por figuras públicas conhecidas pelos cidadãos. Logo cedo, o Deputado Estadual Romulo Viegas, prefeito da cidade no início dos anos 1990, acompanhou o início do Cross Country. Mais tarde, o prefeito Helvécio Luiz Reis e o secretario de Turismo e Esportes, Pedro Leão, prestigiaram a Copa Internacional Levorin de MTB.

Durante as últimas semanas, o Concurso Redação e Desenho mobilizou alunos da rede pública da cidade. Entre as 20 redações avaliadas, a vencedora foi a aluna do nono ano Camila Francilaine, de 14 anos, da escola Carlos Damiano Fuzatto, orientada pela professora Magda Neves. Entre os 20 desenhos, a vencedora foi Ana Laura, de 9 anos, estudante do quarto ano na Escola Municial Maria Teresa, com a professora Ana da Consolação. Alunas e professoras receberam uma bicicleta cada uma das mãos do prefeito Helvécio Reis.

"Fiz questão de entregar a premiação do concurso porque este tipo de ação é um grande estímulo para a edução. Estou muito feliz com o evento e quero ampliar a parceria com a organização da CIMTB Levorin para, que sabe, no segundo semestre termos uma prova de maratona aqui em São João del-Rei", avaliou o prefeito. "A cidade está bem cheia, os hotéis lotados, o que movimenta a economia da cidade em época de baixa temporada", completou.

Quem esteve no CTAN vibrou com as disputas emocionantes proporcionadas por cerca de 1.000 ciclistas e também pode conhecer algumas das novidades do mercado de bikes em mais de 30 estandes montados em área próxima à pista.

CIMTB Pearl Izumi Night Run e Passeio Ciclístico Sense Bike - A corrida noturna da Copa Internacional Levorin de Mountain Bike, realizada sempre aos sábados nas etapas com pista de XCO, definiu os campeões de São João del-Rei. Nas duas categorias, os atletas vencedores conquistaram o bicampeonato da prova, após ganharem na abertura em Araxá (MG): Antônio Marcos Marques e Márcia Helena Matos. Além das medalhas, ambos levaram para casa um par de tênis Pearl Izumi E-Motion Trail.

Por pouco, o Antônio Marcos não participa da prova no CTAN. "Me sinto realizado. Agradeço a Deus e ao meu colega, o Valério, porque saí tarde do trabalho e perdi o onibus. Ele ofereceu para me trazer e pude vencer novamente. É um tipo de prova que tem de estar preparado, e ter resistência e força. O certo, por ser na terra, é você fazer o seu ritmo. Não pensar nos adversários e ir embora", destacou Antônio.

A campeã, Márcia Helena, comemorou bastante. "Gostei muito da prova. A largada foi forte, porque as meninas saíram com gás total. Acompanhei um pouco, antes da metade encostei e assumi a liderança. Me mantive na frente até o final e estou muito feliz com a vitória. Ano passado corri aqui em São João e mais uma vez estava difícil o percurso. Foi bacana, valeu demais".

Também no sábado, no meio da tarde, foi realizado o Passio Ciclístico Sense Bike, que contou com cerca de 200 participantes. O grupo saiu da Ophicina Bike Shop, no bairro Matozinhos, e seguiu até o CTAN, num percurso de três quilômetros.