Esporte & Cia

Tuesday, Apr 16th

Last update:10:04:28 PM GMT

You are here:

Fábio e Ariane vencem o Ironman 70.3 Foz do Iguaçu

E-mail Imprimir PDF

O Brasil fez a festa no Ironman 70.3 Foz do Iguaçu, competição realizada neste sábado, reunindo cerca de mil atletas de 14 países. O paulista Fábio Carvalho e a gaúcha Ariane Monticeli venceram a primeira edição, garantindo o país no topo do pódio. Fábio completou os 1.9 km de natação, 90.1 km de ciclismo e 21.1 km de corrida com o tempo de 4h00min43seg, seguido pelo goiano Santiago Ascenço e pelo paranaense Guilherme Manocchio. Já Ariane marcou o tempo de 4h37min46seg, seguida por Carolina Furriela e Vanessa Gianinni.

O sábado de céu azul e temperatura elevada marcou a estreia do Ironman 70.3 Foz do Iguaçu. Os competidores fizeram bonito nas três modalidades e sentiram bem o percurso extremamente técnico, especialmente dentro da estrutura da Itaipu Binacional, uma das sete maravilhas do mundo moderno. E foi justamente esta grandeza e beleza que serviram de cenário, deixando atletas e público encantados.

Após a natação, realizada no Iate Clube Lago de Itaipu, os atletas iniciaram o trecho de ciclismo. Fábio acabou saindo em uma posição intermediária. No ciclismo, entretanto, ele mostrou sua força e entregou a bike em primeiro lugar, seguido de muito perto por Santiago. Os dois travaram um bom duelo até o km 13 da corrida, quando Fábio conseguiu abrir vantagem e seguir rumo à vitória, entrando para a história como primeiro campeão em Foz do Iguaçu.

"Hoje deu tudo certo. Tudo o que foi planejado foi cumprido. Uma prova forte e incrível, que não deveu nada a nenhuma competição no exterior e estou feliz por ter vencido. Comecei meio lento na natação, mas consegui me recuperar encostar nele no km 55 do ciclismo. Na corrida ele não estava na mesma passada tradicional e me aproveitei disso para forçar e vencer", destacou o campeão.

Santiago Ascenço, apontado com um dos favoritos, acabou sentindo o joelho esquerdo e ficou com o segundo lugar, mas ele não deixou de elogiar o evento. "Foi uma das provas mais iradas que já fiz. Visual maravilhoso. Pena que não deu para vencer, pois acabei sentido. Mas estou bem feliz por ter vindo e quero vencer aqui ainda", destacou.

Ariane também fez uma prova de recuperação no feminino. Ela teve problema no início do ciclismo, mas conseguiu se recuperar e mostrar porque é uma das melhores triatletas do país na atualidade. "Essa foi a prova mais bonita que eu já fiz em toda a minha vida. Ela é duríssima, com algumas subidas e um pouco de vento lateral, mas o lugar é incrível. No começo do pedal eu tive um imprevisto e perdi muito tempo, mas consegui me recuperar bem. Este lugar é incrível e vencer no Brasil é bom demais", declarou.

Resultados Elite

Masculino

1º Fabio Carvalho (BRA) - 4h00min43seg
2º Santiago Ascenço (BRA) - 4h03min52seg
3º Guilherme Manocchio (BRA) - 4h06min36seg
4º Frank Silvestrin Souza (BRA) - 4h09min06seg
5º Almir Gustavo Martins (BRA) - 4h11min57seg
6º Luiz Francisco Ferreira (BRA) - 4h14min10seg

Feminino
1ª Ariane Monticeli (BRA) - 4h37min46seg
2ª Carolina Furriela (BRA) - 4h41min53seg
3ª Vanessa Gianinni (BRA) - 4h43min36seg
4ª Romina Palacio Belena (ARG) - 4h46min21seg
5ª Mariana Borges de Andrade (BRA) - 4h52min37seg
6ª Ana Lídia Borba (BRA) - 4h55min39seg