A pouco mais de 500 dias para a Olimpíada do Rio de Janeiro, Joaquim Cruz está no Brasil para lançar sua biografia. O livro "Matador de Dragões" narra sua brilhante carreira nas pistas de atletismo pelo mundo e os fãs do esporte podem ganhar um autógrafo do campeão olímpico no lançamento da obra, que será nesta quinta-feira (19), entre 19h e 22h, na livraria Cultura do Shopping Iguatemi, em São Paulo.
Escrito pelo jornalista Rafael De Marco, a biografia conta com os prefácios dos jornalistas Juca Kfouri e Dorrit Harazim. O preço de capa é de R$ 50 e parte do dinheiro arrecadado com a venda será destinado ao Instituto Joaquim Cruz, organização sem fins lucrativos que desenvolve programas esportivos para crianças e adolescentes, em Brasília. Com 396 páginas, o livro será publicado pelo selo da Editora Multiesportes e também faz parte das comemorações pelos 30 anos da conquista da medalha de ouro nos 800 metros da Olimpíada de Los Angeles, em 1984, completados 6 de agosto do ano passado.
O livro narra a trajetória do garoto pobre nascido em Taguatinga, uma das cidades satélites de Brasília, até a glória da medalha de ouro na Olimpíada de Los Angeles, em 1984, e a medalha de prata nos Jogos de Seul, em 1988. A obra relata também todas as dificuldades do atleta, que sofreu oito cirurgias ao longo da carreira e nasceu com uma perna dois centímetros mais curta que a outra. Aborda, ainda, seu crescimento pessoal e intelectual após a mudança para os Estados Unidos, as polêmicas com os dirigentes do esporte brasileiro e a transição das pistas para a vida de homem comum - com o início do trabalho como treinador e a criação do instituto, que leva o seu nome e hoje atua na formação de crianças e jovens por meio do esporte, educação e cidadania.