Esporte & Cia

Tuesday, Apr 16th

Last update:10:04:28 PM GMT

You are here:

As ginastas brasileiras no Mundial de Ginástica Rítmica

E-mail Imprimir PDF

O tempo é curto em uma série de ginástica rítmica, mas para Angélica Kvieczynski e Natália Gáudio, o minuto e meio que têm nos tablados é o suficiente para levar um pouco mais da cultura e do ritmo brasileiro a todo o Mundo. Enquanto a paranaense Angélica apostou em uma série de maças com muita vaneira, a capixaba Natália optou por uma coreografia de fita com samba na ponta dos pés. Ambas começam a mostram a 'brasilidade' no Campeonato Mundial da modalidade, na Porshe Arena, em Stuttgart, na Alemanha, a partir desta segunda-feira (7), às 5h (horário de Brasília).

Natural do Sul do Brasil, mais precisamente de Toledo, no Paraná, Angélica, de 24 anos, sempre procura apresentar pelo menos uma série com tema brasileiro. A mais nova delas é a de maças, ao som de 'A Brasileira', do grupo Tradição, que segue a ideia de representar a região onde é nascida e criada. "Nós queríamos algo animado e que lembrasse o Sul. A gente já conhecia a música e optamos por ela. O mais legal é que entramos em contato com o Tradição, que para a nossa surpresa foi muito receptivo e editou da maneira que precisávamos. O resultado ficou ótimo e, como eu digo, é a vaneira conquistando o Mundo", brincou a ginasta, que é treinada por Anita Klemann. "Eu acho bem legal tudo isso, principalmente mostrar a nossa cultura aqui fora, ainda mais com uma música do Tradição, que foi sensacional comigo e me ajudou. Eu gosto muito deles", completou.

Segundo Angélica, não somente pelo Brasil ser sede dos próximos Jogos Olímpicos, mas sim pela rica cultura, as ginastas internacionais têm apostado mais nessa ‘brasilidade’ também. "As músicas brasileiras sempre foram usadas. Nós temos artistas bons, nossa cultura é bonita e chama a atenção, principalmente pelo carisma do povo, que é sempre animado", destacou.

Enquanto Angélica aposta na vaneira, Natália vai de muito samba na ponta dos pés. Inspirada pela técnica Mônika Queiroz, que também é coreógrafa da comissão de frente da MUG - Mocidade Unidos da Glória, de Vila Velha (ES), a ginasta optou pela 'Ibiza Dance', da Bateria da Mocidade, na série de fita, para mostrar a todos um pouco do que será visto no Rio de Janeiro em 2016. Além disso, as apresentações com ritmos mais animados fazem com que o público torça mais, o que ajuda a atleta dentro de quadra.

"A gente queria levar em todas as competições internacionais desse ano o nosso jeitinho brasileiro, com a nossa dança e o samba, o ritmo mais característico do Brasil aqui fora. É como se fosse um convite para que todos assistam e vejam um pouco do que teremos em casa no ano que vem. Essas coreografias que animam ajudam bastante, principalmente quando temos nas arquibancadas um público que participa, bate palmas. Isso incentiva, dá uma energia a mais e parece que até a arbitragem fica mais animada acompanhando a música", enalteceu.

Nessas séries dançantes, além da coreografia, as ginastas têm um desafio a mais, já que é preciso trabalhar ainda melhor a respiração para que a atleta ‘dê conta’ de todos os movimentos. Mas, para Natália, que sempre gostou de incluir coreografias mais rápidas, isso não é uma tarefa difícil. "É uma coisa que eu gosto de fazer, mas precisamos trabalhar melhor a respiração e o fôlego. É uma série que não tem parada, é tudo muito rápido", concluiu Natália, que, ao contrário da fita, tem uma rotina clássica e emocionante na bola, embalada por 'Bandolins', de Oswaldo Montenegro.

Seleção de Conjunto - No conjunto, a série de dois arcos e três pares de maças faz uma mistura de ritmos tipicamente brasileiros: Olodum, Tico-Tico no Fubá e Brasileirinho. Já a coreografia das cinco fitas é embalada pela música ‘Still Love You’, da banda alemã Scorpions, uma homenagem aos anfitriões desse Mundial.

As brasileiras do conjunto embarcam para Stuttgart nesta segunda-feira (7). As ginastas seguem de Aracaju (SE) para o Rio de Janeiro (RJ) às 10h35 (Gol, 1937), e da capital fluminense para a Europa às 22h35 (Lufthansa, 0501). As provas do conjunto serão nos dias 12 e 13.

Programação
Horário de Brasília

Segunda-feira (7)
5h às 6h15: qualificatória individual arco e bola grupo A
6h15 às 7h25: qualificatória individual arco e bola grupo B
9h às 10h05: qualificatória individual arco e bola grupo C
10h05 às 11h15: qualificatória individual arco e bola grupo D

Terça-feira (8)
5h às 6h05: qualificatória individual arco e bola grupo C
6h05 às 7h15: qualificatória individual arco e bola grupo D
9h às 10h15: qualificatória individual arco e bola grupo A
10h15 às 11h25: qualificatória individual arco e bola grupo B
14h30 às 15h: cerimônia de abertura
15h às 15h30: final individual arco
15h35 às 16h: final individual bola
16h: premiações individual arco e bola

Quarta-feira (9)
5h às 6h35: qualificatória individual maças e fita grupo D
6h55 às 8h20: qualificatória individual maças e fita grupo C
10h às 11h35: qualificatória individual maças e fita grupo B
11h55 às 13h30: qualificatória individual maças e fita grupo A

Quinta-feira (10)
5h às 6h35: qualificatória individual maças e fita grupo B
6h55 às 8h30: qualificatória individual maças e fita grupo A
10h às 11h35: qualificatória individual maças e fita grupo D
11h55 às 13h20: qualificatória individual maças e fita grupo C
15h às 15h30: final inbdividual maças
15h35 às 16h: final individual fita
16h: premiações individual maças, fita e por equipe

Sexta-feira (11)
4h: treinamento de pódio conjunto
11h às 13h30: final individual geral (ginastas da 13ª a 24ª colocação)
14h30 às 17h: final individual geral (ginastas da 1ª a 12ª colocação)
17h: Prêmio de Elegância Longines
17h: premiação individual geral

Sábado (12)
8h às 9h35: qualificação conjunto grupo A
10h às 11h25: qualificação conjunto grupo B
11h25: premiação conjunto geral
14h30 às 16h: Gala

Domingo (13)
8h às 8h40: final conjunto cinco fitas
8h40 às 9h20: final conjunto dois arcos e três pares de maças
9h20: premiações conjunto por aparelhos
9h45 às 10h05: cerimônia de encerramento

Delegação brasileira

Seleção Individual de Ginástica Rítmica
Ginastas: Angélica Kvieczynski e Natália Gáudio
Técnicas: Anita Klemann e Mônika Queiroz

Seleção de Conjunto de Ginástica Rítmica
Ginastas: Beatriz Pomini, Dayane Amaral, Emanuelle Lima, Francielly Machado, Jéssica Maier e Morgana Gmach
Técnica: Camila Ferezin
Assistente técnica e professora de balé: Bruna Rosa

Médico: Reuthmann Madruga
Fisioterapeuta: Paulo Márcio Oliveira
Psicóloga: Lenamar Vieira
Árbitra: Maria de Fátima Negreiros
Chefe de delegação: Artemis Soares