Esporte & Cia

Tuesday, Apr 23rd

Last update:10:04:28 PM GMT

You are here:

Giovani Santos conquista o TRI da Corrida Eu Atleta Rio

E-mail Imprimir PDF

O brasileiro Giovani dos Santos e a queniana Gladys Kemboi foram os campeões da quarta edição da Corrida Eu Atleta Rio, realizada neste domingo (8), no Aterro do Flamengo. Mais uma vez, Giovani confirmou o favoritismo ao cruzar a linha de chegada com o tempo de 29min12seg para os 10k. Logo depois, chegaram os também brasileiros Ederson Vilela Pereira (29min23seg) e Gilmar Silvestre Lopes (29min30seg). Já Gladys completou o percurso em 34min21seg, com uma vantagem de 32 segundos para a brasileira Joziane da Silva Cardoso (34min53seg). Em terceiro ficou a queniana Consolata Cherotich, que marcou o tempo de 34min53seg.

Tricampeão da prova, Giovani dos Santos comemorou a vitória, mas destacou que o tempo, úmido e seco, foi seu pior inimigo neste domingo. "O tempo estava muito úmido, o que dificultou um pouco o meu desempenho durante toda a corrida. Apesar deste contratempo, estou muito feliz com mais esta conquista e agora é treinar para a São Silvestre em São Paulo", declarou o mineiro.

Com apenas 11 segundos de diferença, o paulista Ederson Vilela ficou muito contente com o resultado de sua estreia na competição. "Perder apenas para o tricampeão da competição na minha estreia na prova é algo que me deixa feliz. Estou acostumado a correr em rua e o resultado de hoje é um estimulo a mais para as próximas competições", destacou Ederson.

Feminino

Pela primeira vez na competição, a queniana Gladys Kemboi disse que a prova foi fantástica e que em 2016 estará de voltas para conquistar o bi. "Foi uma prova fantástica, eu estava muito tranquila e estrear com vitória é sempre muito bom", disse. "Com certeza voltarei no ano que vem", completou.

Competindo pela segunda vez na prova, a brasileira Joziane, apesar de ter conquistado o segundo lugar lamentou o resultado. "Tive alguns problemas de saúde que atrapalharam o meu desempenho hoje. Estou feliz pela segunda colocação, mas comparado ao ano anterior tive uma marca melhor. Agora é focar na Pampulha", disse à atleta que treina cerca de 30k todos os dias.

Na categoria Elite competiram 57 atletas, sendo 25 mulheres e 32 homens. No total, o Circuito Eu Atleta Rio - a quarta etapa da temporada 2015 - mobilizou cerca de 3.500 atletas para as provas de 10k e 5k, além da caminhada de cerca de 5k, fazendo do evento uma atração para toda a família. O encerramento do Circuito será em Brasília, no próximo dia 23 de novembro, completando as cinco etapas previstas para este ano.

Todos os campeões

2012 - Edwin Rotich (QUE), 28min34s/Meseret Biratu (ETH) - 33min40s (recordes).
2013 - Giovani dos Santos (BRA), 28min40seg/Maurine Kipchumba (QUE), 33min45seg.
2014 - Giovani dos Santos (BRA), 29min35seg/ Failuna Matanga (Tanzânia), 33min27seg
2015 - Giovani dos Santos (BRA), 29min12seg/Gladys Kemboi (Quênia), 34min21seg.

Resultados de 2015:

Masculino - 10k

1) Giovani dos Santos (Brasil), Equipe Pé de Vento, 29min12seg
2) Ederson Vilela Pereira (Brasil), Equipe Bradesco Seguros Puma, 29min23seg
3) Gilmar Silvestre Lopes (Brasil), Equipe Pé de Vento, 29min30seg.
4) Altobeli Santos da Silva (Brasil), Equipe Matilat Nardini, 29min36seg.
5) Valério de Souza Fabiano (Brasil), Equipe File e Marcia Narloch, 29min438seg.

Feminino - 10k

1) Gladys Kemboi (Quênia). Equipe Coquinho Fila Caixa, 34min19seg.
2) Joziane da Silva Cardoso (Brasil), Pé de Vento Caixa, 34min53seg
3) Consolata Cherotich (Quênia), Equipe Kenia Luasa Sports Caixa, 34min55seg.
4) Maria Aparecida Ferraz (Brasil), Equipe Luasa Sports Caixa, 35min24seg.
5) Marcela Cristina Gomez Cordeiro, avulso, 35min29seg.

Masculino - 5k

1) Manoel de Jesus Costa Filho, Arcolago, 16min39seg.
2) Sandro Rodrigo Correia Dutra, 17min28seg.
3) Bruno de Souza Nogueira, 17min46seg.
4) Bruno Costa, 17min57seg.
5) Jose Hilton Cavalcanti dos Santos, 19min.

Feminino - 5k

1) Ana Paula Nascimento Leoterio, Alternativa Runners, 19min25seg
2) Gabriela Bordignon, Acog Mogi Guaçu, 21min19seg.
3) Thais Porto Ferreira Rodrigues, Scienci Sport, 21min32seg.
4) Vanessa Campos Marcial da Fonseca, 21min49seg.
5) Letícia Ferreira Guimarães Gjsen, 22min49seg.