O Brasília derrotou o Pinheiros por 90 a 70 e obteve a terceira vitória consecutiva na oitava edição do Novo Basquete Brasil (NBB 8).
Dono de mão calibrada, o grande nome da equipe brasiliense foi Deryk, que acertou 7 tiros de longa distância e marcou 25 pontos. O jovem armador ainda pegou 7 rebotes e distribuiu 7 assistências. Além dele, o pivô Ronald fez 21 pontos e contribuiu decisivamente para o triunfo. O principal jogador do time paulista foi o ala Lucas Dias, com 17 tentos.
O jogo
O Pinheiros dominou as ações no início do confronto. Impondo forte ritmo na transição ofensiva, os visitantes contaram com boas atuações de Holloway e Lucas Dias e logo abriram 13 a 5. O Brasília respondeu imediatamente. A partir de erros do selecionado paulista, o time candango anotou 8 pontos seguidos para igualar o placar (13 a 13). O período foi muito especial para um jogador. Pela primeira vez, o técnico Bruno Savignani promoveu a entrada de Paulo, 21 anos, destaque na Liga de Desenvolvimento de Basquete (LDB). O garoto mostrou personalidade e foi aplicado na defesa nos quase dois minutos em jogou. No fim da parcial inicial, pequena vantagem candanga (20 a 16).
Equilíbrio. Essa foi a marca do segundo quarto. Estreantes na função de treinador principal, Bruno Savignani e César Guidetti optaram por sistemas defensivos em zona durante quase todo o período. A escolha tática abriu espaço para arremessos de longe. Especialista nas bolas de três, Deryk aproveitou a oportunidade, converteu dois chutes certeiros e comandou o ataque da equipe da casa. Os mandantes foram para o intervalo vencendo por 43 a 37.
Na volta dos vestiários, o Brasília versão 2015 entrou em quadra. O sistema defensivo – calcanhar de Aquiles da equipe – voltou a falhar. Tranquilos e sem serem incomodados, os paulistas anotaram corrida de 12 pontos e abriram 5 de diferença (55 a 50). Nesse momento, Jefferson Campos mudou o rumo do terceiro quarto. O ala-armador usou todo o seu potencial atlético para grudar no ex-companheiro Holloway. Implacável, ele comandou a reação dos brasilienses, que igualaram o marcador ao término do período (62 a 62).
Desde quando assumiu as rédeas do esquadrão da capital federal, Bruno Savignani vem pregando o estabelecimento de uma defesa intensa e combativa como característica fundamental do time. No último quarto, os atletas atenderam ao pedido do comandante. A entrega defensiva contagiou a torcida e o Pinheiros marcou apenas 2 pontos nos oito primeiros minutos da parcial. Na parte ofensiva, Deryk e Ronald foram protagonistas. O período terminou em incríveis 28 a 8. No fim, expressiva vitória por 90 a 70.
O armador Deryk enalteceu o esforço coletivo e ressaltou a importância da melhora defensiva na etapa final. “O time todo está de parabéns. Defendemos muito bem no último quarto e isso acabou sendo o diferencial nessa vitória”, afirmou.
Os dois próximos compromissos do “Time de Lobos” serão fora de casa. No domingo (17), às 18h, a equipe enfrenta a Liga Sorocabana. Dois dias depois, às 19h30, o time vai até São Paulo encarar o líder Paulistano.