Esporte & Cia

Friday, Sep 20th

Last update:12:05:04 AM GMT

You are here:

Caravana do Esporte e Caravana das Artes em Pernambuco

E-mail Imprimir PDF

Mais de 6 mil crianças e adolescentes e cerca de 600 educadores e gestores de escolas públicas dos municípios pernambucanos de Vitória de Santo Antão, Pombos, Chã de Alegria e Recife serão atendidos pelas ações da Caravana do Esporte e da Caravana das Artes, em maio. De 15 a 18, será a vez da Arena Caravana ser montada Estádio Severino Cândido Carneiro, em Vitória de Santo Antão, a 53 km de Recife. Já de 22 a 25, o projeto estará em Recife, no campo de futebol do Centro Social Urbano Novaes Filho, no bairro de Campina do Barreto.

Em ambas cidades, convidados muitos especiais do mundo do esporte estarão presentes. Em Vitória de Santo Antão, Luana Bartholo, ex-atleta da equipe brasileira de remo, que participou dos Jogos Olímpicos de Londres/2012. Já em Recife, as medalhistas olímpicas Ana Moser e Alessandra Oliveira, do basquete, e ídolos do time de futebol do Santa Cruz já confirmaram presença.

A Caravana do Esporte e a Caravana das Artes irão movimentar as duas cidades. Serão, em cada uma delas, oito miniestações esportivas, três tendas de linguagens artísticas e a tenda do Cinema Disney/Caravana, além de oficinas e cursos para jovens e gestores de escolas.

As grandes novidades nessas duas etapas dos projetos são a construção de uma tenda de oficinas de hortas escolares para incentivar hábitos saudáveis e outra onde serão oferecidos serviços de saúde preventiva, como medição de peso e altura de crianças e cálculo do IMC para adultos, como parte da Plataforma Ação Saudável, da Mondelez Brasil, em parceria com a Inmed Brasil.

"A parceria com as Caravanas será um diferencial para o Programa Ação Saudável, pois é uma grande mobilização voltada ao esporte educacional e à promoção do bem-estar, principalmente num ano de Olimpíadas no Brasil. Além disso, o poder público será engajado na construção de planos estratégicos e políticas públicas para sustentabilidade das ações promovidas ou realizadas nestas cidades", afirma Giselle Sigel, gerente de Envolvimento com a Comunidade da Mondelez Brasil.

Em cada uma das etapas são esperadas cerca de 3 mil crianças e jovens, além de 300 diretores e gestores de escolas públicas. Em Vitória de Santo Antão, serão atendidos também pessoas dos municípios vizinhos de Chã de Alegria e Pombos. As etapas também contarão com artistas convidados.

Vitória de Santo Antão - A abertura oficial no município será no domingo (15), às 17h, na Praça da Matriz, com diversas apresentações culturais locais. A arena dos projetos estará aberta a partir das 8h do dia seguinte. Na terça-feira (17), será realizada uma palestra sobre Alimentação Saudável, também por meio da parceria com a plataforma Ação Saudável, da Mondelez Brasil, e o Show da Caravana, a partir das 20h, com os artistas e atletas medalhistas convidados. Na quarta-feira, uma reunião de trabalho do UNICEF com os gestores do município sobre o SELO MUNICÍPIO APROVADO.

Enquanto as crianças brincam e aprendem, professores, educadores sociais e gestores participam das formações em Esporte Educacional e Viva com Arte, com turmas nos períodos da manhã e da tarde, e adolescentes estarão nas oficinas de Jovens Autores, em literatura, e de Jovens Comunicadores com técnicas teatrais, em período integral, nos três dias de ação dos projetos.

Essa etapa das Caravanas irá potencializar as ações de formação do Instituto Esporte & Educação, desenvolvidas há quatro anos com professores, educadores e jovens de Vitória de Santo Antão, Chã de Alegria e Pombos. Isso porque os profissionais que já passaram pela formação atuarão ao lado de professores especialistas da Caravana do Esporte no atendimento em esporte educacional de crianças e educadores locais. O projeto também faz parte da plataforma Ação Saudável, da Mondelez Brasil, que pretende impactar cerca de 700 mil pessoas no Brasil, até o final de 2016.

Recife - Na capital pernambucana, as atividades também terão o reforço de educadores capacitados pelo IEE de outros municípios do estado, atendidos pelo projeto do IEE e dentro da plataforma Ação Saudável.

A abertura oficial será no domingo (22) e em todas as atividades estão previstas ações de sensibilização de crianças, jovens e adultos sobre combate ao mosquito Aedes aegypt. Já o Show da Caravana será na terça (24).

As Caravanas em Recife coincidem com a Semana do Bebê, realizada pelo município juntamente com o UNICEF, e, por isso, será realizada uma roda de diálogo dentro do projeto, no dia 25, a partir das 8h30. O debate "Contribuição do Esporte e da Arte para o Desenvolvimento da Criança e do Adolescente" reunirá técnicos das secretarias de Educação, Esportes e Saúde estadual e municipal, além das medalhistas olímpicas Ana Moser, e Alessandra Oliveira, o técnico Milton Mendes, e coordenadores dos projetos.

"As Caravanas trazem um momento muito especial de integração e articulação entre diversos setores dos governos e da sociedade civil", afirma a representante do UNICEF, Jane Santos. "Trazer à luz do debate as ações para as zonas mais marginalizadas e estigmatizadas é uma oportunidade de propor mudanças", completa.

"Nos últimos 11 anos a Caravana do Esporte viajou para mais de 100 municípios de 22 estados e pode ver na prática o quanto é importante sensibilizar gestores e empoderar professores para que esta área se desenvolva. E para que mais crianças e jovens passem a ter acesso à prática esportiva e se beneficiar disso", conta Ana Moser, presidente do IEE.

Sobre os projetos - Mais de dois milhões e seiscentas mil crianças e adolescentes já foram atendidas indiretamente pela Caravana do Esporte e pela Caravana das Artes, em 110 municípios de 22 Estados brasileiros, desde 2005. Mais de 40 mil professores e educadores foram capacitados dentro das metodologias Esporte Educacional e Viva com Arte, nos onze anos dos projetos. São projetos de responsabilidade social da ESPN e da DISNEY, em parceria com o UNICEF, com o Instituto Mpumalanga, e com o Instituto Esporte & Educação (IEE).

A CARAVANA DO ESPORTE tem o objetivo de subsidiar uma política pública voltada para o esporte a fim de garantir o direito de crianças e jovens praticarem esportes com inclusão e em ambientes livres de violência, fazendo uso de tecnologia desenvolvida que se apoia na prática esportiva com materiais de baixo custo, adaptados em tamanhos e pesos para crianças e jovens. Tem os patrocínios do Itaú, da Rede, da Mondelez Brasil, EDP, Ticket e Abbott, via Lei de Incentivo ao Esporte, do Ministério do Esporte/Governo Federal.

A CARAVANA DAS ARTES promove oficinas de formação de educadores dentro da metodologia "Viva com Arte" e oficinas de liderança juvenil em literatura e em comunicação.

Sobre o Instituto Esporte & Educação - O Instituto Esporte & Educação (IEE) foi criado em 2001, já atendeu 3,1 milhões de crianças e jovens em todo o Brasil e contribuiu para a formação de mais de 30 mil professores.

Dentre os Parceiros do IEE estão Mondelez Brasil, Fundação Mondelez International, Rede, Itaú, Instituto Votorantim, Banco Votorantim, Petrobras, NIKE, Instituto Península, Nestlé, Novelis, EDP/Instituto EDP, CIELO, Vale, Monsanto, Abbott, Estácio, Yamana Gold, Roche, BTG Pactual, Deutsche Bank, Ticket, Correcta, Trench Rossi e Watanabe Advogados, Desenvolve SP, Chevron, Vedacit, Merial, Eaton, Netshoes, Fabrica de Cidadania/Ache.

Sobre o Programa Ação Saudável - Idealizado em 2010, pela Mondelez International Foundation e Mondelez Brasil, o Ação Saudável é um programa de promoção de qualidade de vida baseado em três pilares: nutrição, incentivo à prática de atividades físicas e engajamento da comunidade. Com atuação em 1.000 escolas públicas dos estados de São Paulo, Pernambuco e Paraná, a iniciativa contribui para o desenvolvimento das comunidades, a adoção de hábitos de vida mais saudáveis e promove a mudança de comportamento das famílias. Hoje, o programa atende mais de 350.000 crianças, conta com mais de 15.000 professores capacitados e, desde o seu início, impacta mais de 1 milhão de pessoas. O Ação Saudável conta com três reconhecidas instituições Inmed Brasil, Instituto Esporte e Educação (IEE) e Evoluir Educação para a Sustentabilidade e foi reconhecido como uma das "50 Iniciativas do Bem", no ano de 2014.

Sobre o Instituto Esporte & Educação - O Instituto Esporte & Educação (IEE) foi criado em 2001, já atendeu 3,1 milhões de crianças e jovens em todo o Brasil e contribuiu para a formação de mais de 30 mil professores.