Esporte & Cia

Saturday, Apr 27th

Last update:10:04:28 PM GMT

You are here:

O 9º Desafio Volta à Ilha de Santo Amaro de Canoas Havaianas

E-mail Imprimir PDF

Prevaleceu o favoritismo. Contando com alguns dos principais remadores do País e um trabalho de união muito forte, a YCP Vaa Team garantiu o título no 9º Desafio Volta à Ilha de Santo Amaro de Canoas Havaianas, disputado neste domingo (dia 30). A prova, apontada como a mais longa do Mundo da canoagem oceânica, reuniu mais de 100 atletas de vários estados, em 15 canoas, e teve 78 km, três a mais que o percurso anterior.

Os competidores enfrentaram remadas no mar (costeando todas as praias de Guarujá), o Canal de Bertioga e parte do Porto de Santos, tudo sob muito sol e calor, potencializando o desgaste físico. No resultado final, a YCP Vaa Team, completou o trajeto em 6h03min22s, quebrando a hegemonia dos pentacampeões da TriboQPira, de Santos, que ficaram em segundo lugar, com 6h25min40s.

A superioridade da equipe paulistana foi tamanha, que um segundo time, o YCP Vaa Team e Convidados, assegurou o terceiro lugar, apenas dois minutos e 10 segundos atrás da TriboQPira (6h27min50s). O que se viu entre foi um trabalho de sincronia perfeito e muita força nas remadas durante todo o longo percurso da equipe campeã, que treina na Represa de Guarapiranga, em São Paulo, e conta com atletas renomados, como Sebastian Cuattrin, que tem no currículo quatro olimpíadas, e Leonardo Silva, atual campeão brasileiro individual da modalidade.

“A prova foi muito dura e os atletas estavam bem preparados física e psicologicamente. O destaque foi o conjunto do grupo e a habilidade individual de cada integrante”, destacou Mássimo Novello, da YCP, reforçando que a maior dificuldade foi mesmo o forte calor.

Sebastian Cuattrin ressaltou a união do grupo como um fator decisivo. “Todos são amigos, se conhecem muito bem e sabem quando o outro está cansado. Todos se ajudam muito, todos pensam no grupo e o resultado foi essa vitória linda”, afirmou.

Além de Mássimo Novello, Sebastian Cuattrin e Leonardo Silva, a equipe campeã remou com Rafael Leão (presente em todas as edições da prova), Luiz Guida “Animal”, Alan Reynol, Sergio Prieto (outro com boa vivência nas remadas), Vagner Riesco e Dave Macknight.

DISPUTA - Realizada como parte das comemorações do aniversário de Santos, a prova chamou a atenção pelo colorido das canoas e o sincronismo nas remadas. E foi justamente a sinergia, aliada à força dos atletas, que impulsionou a vitória da YCP. As equipes largaram na Ponta da Praia, em Santos e a TriboQPira saiu na frente e manteve a ponta por uma hora e depois de passar a Ponta Grossa, a YCP assumiu a liderança e, a partir daí, foi ampliando a vantagem.

Em frente à Praia de Pernambuco, com duas horas de disputa, a diferença já estava em cerca de 200 a 300 metros. Mas foi no Canal de Bertioga, que a superioridade foi sentida. Com 5 horas de percurso, a distância entre as canoas era perto dos 2 km. Mesmo assim, os campeões continuavam num ritmo forte e acelerando, para completar os 78 km com mais de 20 minutos de dianteira.

Para Celso Filetti, da TriboQPira, presente nas cinco vitórias da equipe, o resultado foi justo. “A YCP reuniu uma verdadeira seleção, alguns dos melhores remadores do País e fizeram bonito”, comentou. “Na nossa equipe todos renderam 100%, deram o máximo. Foi uma prova sensacional”, acrescentou Filetti, também falando do forte calor como dificuldade. Ele também elogiou a organização da prova. “Foi tudo muito bom, tudo perfeito”, falou.

SUCESSO - O organizador do evento, Fábio Paiva, sem dúvida o maior entusiasta da modalidade no País, não escondia sua alegria e emoção, ao falar do sucesso da competição. “Foi sensacional. A organização foi perfeita. Foi muito bom chegar no final da prova e ver a forma carinhosa com que os atletas nos receberam. Isso demonstra que foi tudo muito bem”, falou Paiva, que trouxe a modalidade para o Brasil em 2001.

Ele também destacou o ótimo trabalho da equipe de retaguarda, que requer pessoas especializadas em função das dificuldades que a prova apresenta. “A equipe médica atendeu a todos e não tivemos grandes problemas. Foi tudo sob controle”, disse Fabio, lembrando que apenas uma equipe feminina foi obrigada a sair da prova, por problemas no barco de apoio. Bem entusiasmado, Fabio Paiva mandou um recado aos atletas. “Que o pessoal se prepare para o ano que vem, porque teremos um mega-evento para comemorar os 10 anos da competição”, revelou.