Esporte & Cia

Sunday, Apr 28th

Last update:10:04:28 PM GMT

You are here:

Cielo disputa Tentativa para o Mundial em ritmo de treino

E-mail Imprimir PDF

Cesar Cielo disputa a Tentativa para o Mundial como mais uma etapa de sua preparação para a temporada. A principal competição do ano será o Mundial de Xangai (CHI), de 24 a 31 de julho, em que Cielo defenderá os seus títulos de campeão do mundo nos 50 m livre e nos 100 m livre. Esta será a segunda seletiva para o Mundial de Esportes Aquáticos, uma tomada de tempo entre os principais atletas do Brasil, de quarta-feira a domingo (20 a 23/4), a partir das 18 horas, no Parque Aquático Júlio Delamare. Cesar Cielo já tem índices - nos 50 m livre (21s57), 100 m livre (48s48) e 50 m borboleta (23s03) - e vai encarar a competição como treino.

Cielo, que é nadador do Flamengo e treina com o grupo do Projeto Rumo ao Ouro, o P.R.O. 16, sob o comando do técnico Alberto Silva, observou que talvez nade provas alternativas no Júlio Delamare. "É um momento de continuar competitivo, em que já estou um pouco mais veloz e, ao mesmo tempo, em que posso nadar sem a pressão do Troféu Maria Lenk", observou Cesar Cielo. Sua última competição foi o GP de Michigan, de 8 a 10 de abril, em que fez 22s08 nos 50 m livre, 49s12 nos 100 m livre e 53s83 nos 100 m borboleta. Apesar da água fria, a piscina de Michigan tinha os novos blocos de partida que já são usados na natação mundial.

O técnico Albertinho explicou que, normalmente, a duas semanas do Troféu Maria Lenk - que será de 2 a 8 de maio - os clubes costumam fazer tomadas de tempo. A Tentativa para o Mundial, organizada pela Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos (CBDA), deu caráter oficial ao que os técnicos gostam de fazer. "Nada do que eu fizesse nos treinos teria a adrenalina da competição, por mais que eu buscasse motivar o Cesar. A competição vale índice para o Mundial e o Pan. Mas ele não está atrás de marcas. Como no segundo semestre do ano passado a maioria das competições foi em piscina curta (de 25 metros), são poucas os torneios de longa até o Mundial e os técnicos acharam que, antes do Troféu Maria Lenk, poderia ter essa competição", disse Albertinho.

O treinador ainda vai decidir com Cesar Cielo as distâncias que o atleta nadará no programa de provas da Tentativa.