Esporte & Cia

Monday, Apr 29th

Last update:10:04:28 PM GMT

You are here:

Cielo volta a ser o mais rápido nos 50 m borboleta

E-mail Imprimir PDF

Cesar Cielo voltou a ser o mais rápido nos 50 metros borboleta, a prova em que nadou nesta quinta-feira (21/4), na Tentativa para o Mundial, tomada de tempo da Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos (CBDA), no Parque Aquático Júlio Delamare, no Rio de Janeiro. Cielo fez 23s68 nos 50 m borboleta. O índice fixado pela CBDA é de 23s35, mas o campeão olímpico já tinha tempo menor na prova com os 23s03 feito no Pan-Pacífico de Irvine, em agosto de 2010. Cielo também já tem índices para o Mundial de Xangai (CHI), de 24 a 31 de julho, nos 50 m livre e nos 100 m livre, provas em que é campeão e recordista mundial.

"Foi um resultado interessante para este momento porque tanto eu, quanto os demais atletas, só vamos estar 100% no Maria Lenk. Vamos ter um outro cenário, com mais gente nas arquibancadas, mais adrenalina e muito mais gente conseguindo índice", disse Cielo. O Troféu Maria Lenk, que também será no Parque Aquático Júlio Delamare, de 2 a 8 de maio, será a última oportunidade para a obtenção de índices para o Mundial de Xangai.

"O Cesão nadou bem. Achei que a saída foi boa, considerando as condições ruins desse bloco. Mas poderia ter uma chegada melhor, deslizou um pouco. Se não fosse isso, o tempo seria melhor", avaliou o técnico Alberto Silva, que trabalha com Cesar Cielo, nadador do Flamengo e integrante do Projeto Rumo ao Ouro, o P.R.O. 16, grupo de treinamento de elite. O tempo de Cielo nos 50 m borboleta equilave ao sexto do mundo no ano, mas Albertinho acha que ele tem condições de ser mais rápido também nesta prova. "Não estamos vendo muitos adversários fortes. No Mundial, os 50 m borboleta podem até ser uma opção para se pensar em pódio, dependendo do programa de provas, desde que não atrapalhe os 50 m e os 100 m livre", acrescentou Albertinho.

No primeiro dia da tomada de tempo, na quarta-feira, Cesar Cielo obteve uma boa marca nos 100 m livre: 48s66, inferior ao índice exigido pela CBDA para o Mundial, que é de 48s74. Mas já tinha o índice, com o tempo de 48s48 feito no Pan-Pacífico de Irvine, no ano passado. "Foi bom o inicio da Tentativa para o Mundial! Os 48s66 para os 100 m livre foi bem melhor do que em Michigan", disse Cielo que nadou o GP americano há 15 dias e havia feito 49s12 nos 100 m livre, em prova em que venceu o multicampeão olímpico Michael Phelps.