O triatleta Juraci Moreira foi o melhor brasileiro no ITU World Cup, em Monterrey, no México, neste domingo (dia 8). Numa prova com muito calor, temperatura de 35 graus, ele terminou na 34ª posição entre os 77 atletas que largaram. Com o resultado, Jura marcou importantes pontos na busca pela quarta vaga olímpica seguida, para os Jogos de Londres 2012.
“Saí para correr bem cansado e fui encaixando o ritmo ao decorrer dos quilômetros. Na parte final ultrapassei alguns atletas”, contou. “Para que eu consiga a vaga olímpica, terei de melhorar muito as posições de chegada e começar a fazer resultados entre os 20 primeiros, mas estou confiante na evolução que terei nas próximas provas e, principalmente, porque treinarei em Portugal, no Centro de Treinamento Rio Maior, onde poderei me concentrar 100% na preparação”, afirmou Juraci.
Na prova, ele nadou no pelotão principal, mas se formou uma longa fila para a saída e teve de começar a pedalar num grupo intermediário. “Mas logo na segunda das oito voltas de bike já estávamos todos num mesmo pelotão, com cerca de 60 atletas. A pista estava com muita poeira, tornando as curvas perigosas e várias quedas e consegui estar atento, para sair para correr junto de todos”, falou o triatleta do EC Pinheiros e beneficiado pela Lei de Incentivo ao Esporte.
Para ele, o início da corrida foi muito veloz. “O que ainda está faltando para mim nesse momento, estar muito bem treinado na bike e, mesmo fazendo um pedal duro, sair para correr num ritmo intenso e aguentar até o final”, explicou o competidor, que agora segue para Rio Maior, em Portugal, para treinar até a etapa de Madrid, no dia 6 de junho. “Será uma das provas mais importantes do ano e quero chegar bem preparado, totalmente focado”, complementou.
Essa foi a sua sétima prova no exterior nesta temporada e o grande objetivo é aparecer na lista dos pré-classificados aos Jogos Olímpicos no final do ano. Presente nas três edições dos Jogos Olímpicos em que o triathlon foi disputado (desde Sydney 2000), Juraci é um dos únicos do Mundo com chances de chegar à quarta participação seguida e na olimpíada de Beijing 2008 foi o melhor latino-americano.
Em Monterrey, ele completou os 1,5 km de natação, 40 km de ciclismo e 10 km de corrida em 1h49min41s. Fábio Carvalho foi o 46º colocado, Reinaldo Colucci ficou em 51º lugar, seguido de Diogo Sclebin, em 58º, Mauro Cavanha em 61º e Danilo Pimentel em 64º.