Símbolo da vida moderna na busca pela qualidade de vida, sobretudo nos centros urbanos, as academias não podem ficar de fora da maior festa esportiva da Baixada Santista e uma das principais corridas de rua do País. Com cerca de 400 inscritos, a Unique 1 Academia se prepara para colocar, novamente, nas ruas de Santos a maior equipe de atletas do segmento nos 10 KM de Santos, neste domingo (dia 15) e mais uma vez com grande destaque à participação feminina.
Apesar do treinamento específico para a 26ª edição da prova, os alunos não se preparam somente para esta competição. Durante todo o ano, eles treinam com orientação de educadores físicos, o que potencializa os resultados e evita lesões.
O triatleta e educador físico Caê Rodrigues deu uma atenção especial para a prova de domingo. Segundo ele, o principal benefício da orientação de um profissional de educação física é a elaboração de um plano de treinamento individualizado, de acordo com os objetivos de cada aluno.
“Tem gente que quer correr por lazer. Outros por motivos estéticos e alguns para atingir determinado tempo na prova. Então, avaliamos a condição física e os objetivos de cada um para montar um treinamento individualizado. Também, é importante fazer um fortalecimento na musculação, porque se a musculatura estiver fraca, não suportará a carga da corrida e as lesões podem aparecer”, explica Caê.
Adepta da atividade física praticada em grupo, a dentista Denise Xavier é aluna do grupo de corrida da Unique 1 há quatro anos. Ela se prepara para participar pela segunda vez dos 10 KM de Santos e considera que a prova é um estímulo adicional para manter a boa forma, além de ser um momento de socialização da população da Baixada Santista.
“Estou super empolgada para correr novamente, porque participação de tantas pessoas nas ruas é emocionante. Mas com a orientação de um profissional e treinado em grupo fica tudo mais fácil. Assim, consigo atingir mais rápido meus objetivos, que são saúde, estética e lazer”, afirma a dentista.
O empresário Luiz Leonardo da Silva que se prepara para a corrida. Buscando perder peso, ele começou a correr há três anos e hoje se considera um ‘viciado’ em exercícios físicos. “Lembro que, quando comecei, consegui perder peso rápido e logo nos primeiros meses já senti que estava com um condicionamento melhor. Agora faço mais manutenção. Correr é um hábito muito bom e vicia’, comenta o empresário.
Entrega dos kits em Santos começa na quinta-feira no Ginásio do Unilus
A entrega dos kits do 26º 10 KM Tribuna FM-Unilus tem novo local em Santos. Os atletas deverão ir até o Ginásio do Unilus, à Rua Batista Pereira, 275, na quinta e sexta-feira, das 12 às 21h e no sábado, véspera da prova, das 9 às 18h. Também no Ginásio do Unilus será realizada a Expo Esportes, com vários stands com a venda de artigos esportivos e demonstrações de patrocinadores. A organização ressalta que no dia da prova não serão entregues kits.
LARGADAS – O 26º 10 KM de Santos terá largada na Avenida João Pessoa, no Centro de Santos, e chegada na Praia do Gonzaga, com os dois últimos quilômetros pela orla. Pela sequência, os cadeirantes, deficientes físicos e visuais começam a disputa às 8 horas, enquanto que elite A feminina, às 8h10. Depois, às 8h20, é a vez da elite masculina, a elite B (amadores bem classificados na edição anterior ou com marcas comprovadas), o Pelotão Premium (para atletas que pretendem adotar seu próprio ritmo) e o primeiro pelotão dos amadores. Finalizando, às 8h35, iniciam a disputa o segundo pelotão de amadores e os caminhantes.