O Brasília deu um importante passo rumo ao título de campeão do NBB. NO sábado, dia 21 de maio, o time da capital federal foi ao interior paulista encarar o Franca e, mesmo com o Pedrocão lotado, arrancou a vitória fora de casa, por 80 a 75, e abriu 2 a 0 na decisão.
Guilherme Giovannoni foi o grande nome da noite. Com um duplo-duplo, 34 pontos e dez rebotes, o ala-pivô do Brasília foi o cestinha e principal reboteiro da partida. Do lado francano, Márcio foi o maior anotador, com 13 pontos.
Mesmo com o ginásio completamente lotado pela fanática torcida francada, o Brasília não se intimidou. Partiu para o ataque e começou melhor. Com boas trocas de passes nos contra-ataques entre Alex e Giovannoni, o time cadango levava a melhor. Mas Franca, empurrado pelos gritos da inflamada torcida, reagiu.
Com boa participação do ala-pivô Drudi, os francanos equilibraram o jogo e chegaram a passar a frente em alguns instantes. Mas os visitantes não deixaram o adversário escapar e logo retomaram a dianteira, fechando o primeiro quarto em 18 a 14.
Já no segundo quarto, foi a vez das defesas aparecerem, forçando erros dos ataques, que não conseguiam um bom aproveitamento nos arremessos. Brasília chegou a abrir cinco pontos de frente, 30 a 25, mas com duas bolas de 3 pontos de Márcio passou a frente faltando 1m38s. Com o momento favorável, os francanos foram para o intervalo na frente, 33 a 30.
Na volta dos vestiários, o jogo se manteve equilibrado. As duas equipes alternaram na liderança. Hora Franca e hora Brasília apareciam a frente no marcador, e a decisão ficou para o último quarto.
E o equilíbrio apresentado nos primeiros três quartos, continuou no período final. De um lado Franca apostava em seu jogo coletivo, enquanto do outro que chamava a responsabilidade era Guilherme Giovannoni. O ala-pivô foi o principal responsável pela vitória do time candango, encestando bolas importantes no último quarto.
Ainda houve tempo para Alex dar sua contribuição e bloquear o arremesso do pivô Lewis, quando Brasília vencia por três pontos restando pouco menos de 30 segundos por jogar, o que praticamente sacramentou o triunfo do Brasília.
"Foi uma vitória extremamente importante, que mostrou a força da nossa equipe. Nossa defesa hoje foi fundamental, temos que manter o foco para o jogo de amanhã para tentarmos fechar a série amanhã mesmo", declarou Guilherme Giovannoni.
As duas equipes voltam a se enfrentar no domingo, dia 22, às 21h30, novamente no Pedrocão. Franca precisa de uma vitória para evitar que o título seja decidido e forçar a realização do quarto jogo, em Brasília.
"Foi um jogo duro, jogo de final, eles ganharam nos detalhes no final do jogo. A partida foi parelha durante todo o tempo e eles acabam acertando mais nos momentos decisivos. Agora vamos para o tudo ou nada, temos que entrar amanhã para ganhar de qualquer jeito. Ainda não tem nada perdido, nossa equipe já mostrou que tem condições de se recuperar", disse Vitor Benite.
Confira as datas e horários da Final do NBB:
(1º) Franca 0 x 1 Brasília (3º)
19/05 Brasília 92 x 72 Brasília
21/05 Franca 75 x 80 Brasília
22/05 (domingo - 21h30)
24/05 (terça-feira - 21h) *
28/05 (sábado - 10h) *