Esporte & Cia

Friday, Apr 19th

Last update:10:04:28 PM GMT

You are here:

Brasília conquista em casa o título do NBB de 2011

E-mail Imprimir PDF

Brasília e Franca se enfrentaram na noite da terça-feira, 24 de maio de 2011, no terceiro jogo válido pelo playoff do Novo Basquete Brasile que definiu o campeão da temporada 2011.

Com um basquete envolvente e decidido, a equipe do Distrito Federal não deu chances ao adversário e dominou a partida do início ao fim. A vitória por 77 a 68 garantiu ao Brasília, o seu terceiro título nacional em cinco anos e de quebra, o bicampeonato da competição.

A situação do Franca era bem complicada: precisava vencer o quarto jogo para provocar uma quinta partida nos seus domínios já que a equipe brasiliense vencia a série por por 2 a 1. Mas, fora de casa a situação não ficou nada fácil para o time paulista que viu o adversário o atropelando minuto a minuto.

Ao final do jogo, a torcida brasiliense comemorava junto com a equipe em quadra e a festa se estendeu pelas ruas da capital brasileira e a festa não tem hora para acabar.

O JOGO:

Guilherme Giovannoni foi o cestinha da partida com 17 pontos e se aproximou de um duplo-duplo, com nove rebotes. O ala/pivô também recebeu o prêmio de MVP das Finais, pelo desempenho demonstrado no decorrer dos playoffs do NBB. Do outro lado, Vitor Benite saiu de quadra como o maior anotador, com 16 pontos.

Com o nervosismo tomando conta das duas equipes, os ataques encontraram dificuldades diante das defesas. Mas jogando em casa, empurrado por seus torcedores, quem começou melhor foi o Brasília.

Se aproveitando dos erros nos arremessos do adversário e conquistando rebotes ofensivos, os brasilienses largaram na frente e logo abriram cinco pontos de diferença. Sem deixar os francanos se aproximarem, terminaram o primeiro período vencendo por 19 a 12.

E o segundo quarto foi mais uma vez dominado pelas defesas. Franca trocava passes, mas com os jogadores de Brasília sempre muito próximos, não conseguia encontrar arremessos equilibrados.

A torcida brasiliense foi ao delírio quando Nezinho lançou a ponte aérea completada por Lucas Tischer. Cravada e torcedores fazendo muito barulho. E foi nesse clima que Brasília foi para o intervalo, vencendo por 34 a 21.

A defesa sufocante do Brasília mais uma vez mostrou sua força no terceiro período e continuou limitando os francanos a um baixo aproveitamento ofensivo e a diferença chegou até a casa dos 20 pontos. Franca ainda conseguiu reduzir a desvantagem nos minutos finais, indo para o período final 13 pontos atrás, 51 a 38.

No último quarto, Franca ameaçou, chegou a reduzir a diferença para menos de dez pontos, mas o time da casa manteve o controle emocional e se segurou a frente.

O barulho da torcida só aumentou até o momento que soou a campainha anunciando o final do jogo. Brasília bicampeão do NBB e a festa no Nilson Nelson ficou completa.

"Todos os títulos são especiais, mas este foi mais ainda pelo o que vocês viram neste ginásio. Quase 20 mil pessoas, uma coisa maravilhosa", disse Alex.

"Foi maravilhoso. A pressão para este jogo era muito grande. Às 10h da manhã todos os ingressos já haviam acabado. A gente sabia que a galera estava vindo para fazer festa e tínhamos que manter a cabeça no lugar para vencer o jogo", comentou Nezinho. "Estou bastante emocionado. Tivemos quase 20 mil pessoas aqui hoje. Foi uma festa linda e agora é só comemorar", completou.

Confira os resultados das Finais do NBB:

(1º) Vivo/Franca 1 x 3 Uniceub/BRB/Brasília (3º)
19/05 Brasília 92 x 72 Franca
21/05 Franca 75 x 80 Brasília
22/05 Franca 93 x 92 Brasília
24/05 Brasília 77 x 68 Franca