A Seleção Feminina abriu as atividades do 1º Meeting Internacional de Ginástica Artística com grandes resultados. A competição, que acontece no Ginásio do Campus da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), em Natal, teve as disputas da Ginástica Artística Feminina na manhã do sábado (25/06), quando o Brasil foi campeão por equipes e ainda dominou o pódio no individual geral.
Na competição por equipes, a Seleção Adulta do Brasil ficou com a medalha de ouro, deixando o México com a prata. A Seleção Brasileira Juvenil, que está em Natal com o objetivo de já ganhar experiência, visando os Jogos Olímpicos de 2016, também competiu bem e ficou com o terceiro lugar.
Na disputa do individual geral, só deu Brasil no pódio. Adrian Gomes teve a nota mais alta na soma dos quatro aparelhos e foi a campeã com 54.150, sendo 14.000 no salto, 12.700 nas paralelas, 14.050 na trave e 13.400 no solo. O segundo lugar ficou com Priscila Cobello (53.650), e a terceira colocação foi para a potiguar Ana Cláudia Silva (52.800).
"Eu não esperava ser campeã. É uma sensação maravilhosa e, sobretudo, de superação, porque competi com dor por causa de uma tendinite no pulso. Daqui para frente, só posso esperar bons resultados, e as outras meninas também", comentou Adrian Gomes.
As outras duas integrantes da Seleção Adulta do Brasil foram Gabriela Soares e Daiane dos Santos, que defendeu o Brasil pela primera vez, após ficar dois anos sem competir. Mesmo sem ter conquistado medalhas, Daiane arrancou aplausos da torcida e conseguiu boas notas: 14.200 no salto, 12.200 nas paralelas e 13.500 no solo. A ginasta optou por não competir na trave.
Avaliação - E se a Seleção Adulta conseguiu ótimos resultados, as jovens representantes do Brasil também atraíram a atenção do publico. As quatro ginastas brasileiras da categoria juvenil, Lorrane Santos, Isabelle Cruz, Mariana Oliveira e Isabella Garcia, todas com 13 anos, participaram do Meeting como hors concours, ou seja, não receberam pontuação individual. O objetivo foi avaliá-las, iniciando um processo de preparação para as Olimpíadas de 2016, no Rio de Janeiro.
Georgette Vidor, coordenadora da Seleção Brasileira de Ginástica Artística Feminina, fez um balanço geral sobre o desempenho dos futuros talentos. "O grupo formado por essas quatro meninas é muito bom, com destaque para a Lorrane e para a Mariana, que estão em seu primeiro ano na categoria juvenil e, com certeza, vão muito longe. Elas fazem apresentações muito disciplinadas e com poucos erros. Fiquei muito satisfeita com todas e nosso objetivo foi apresentar essa nova geração".
Com os resultados conquistados hoje, as ginastas voltam a competir no domingo (26/06), na final por aparelhos. A disputa terá início a partir das 9h40, também no Ginásio do Campus da UFRN (Universidade Federal do Rio Grande do Norte).
Confira as atletas classificadas para a final por aparelho:
Salto - Adrian Gomes (Brasil), Daiane dos Santos (Brasil), Alexa Moreno (México), Priscila Cobello (Brasil), Mitzi Unda (México) e Karla Retiz (México)
Paralelas - Ana Cláudia Silva (Brasil), Alexa Moreno, Adrian Gomes, Mitzi Unda, Priscila Cobello e Karla Retiz
Trave - Priscila Cobello, Adrian Gomes, Gabriela Soares (Brasil), Mitzi Unda, Alexa Moreno e Areli Medina (México)
Solo - Daiane dos Santos, Adrian Gomes, Gabriela Soares, Alexa Moreno, Karla Retiz e Areli Medina