Esporte & Cia

Wednesday, May 01st

Last update:10:04:28 PM GMT

You are here:

Fabiana Murer ganha ouro no Mundial de Daegu 2011

E-mail Imprimir PDF

O Brasil conquistou na noite desta terça-feira 30, em Daegu, na Coreia do Sul (manhã em Brasília), a primeira medalha de ouro na história do Campeonato Mundial de Atletismo. E a autora do feito foi Fabiana Murer, que no ano passado se tornara também a primeira mulher brasileira a ganhar ouro no Mundial Indoor, em Doha.

Fabiana saltou 4,85 m e além de ganhar a prova também igualou seu recorde sul-americano. Com 4,80 m, a alemã Martina Strutz levou a prata e a russa Svetlana Feofonova, com 4,75 m, ganhou o bronze. A russa Yelena Isinbayeva, bicampeã olímpica e recordista mundial, ficou em 6º lugar, com 4,65 m.

"Entrei na competição superagitada, querendo saltar logo, mas ainda bem que mantive a concentração para fazer uma boa técnica e bons saltos", comentou Fabiana, depois de dar uma difícil volta olímpica pelo estádio com a bandeira do Brasil nas mãos. "Estou muito feliz, principalmente porque venho de um ano difícil, mas o meu foco era mesmo o Mundial."

Para atleta, o importante é comemorar muito esta façanha e torcer para continuar entre as primeiras. "É muito difícil ter dois anos bons como tive em 2010 e 2011. Mas vamos buscar outro ano bom em 2012, que tem Olimpíada, sem esquecer que ainda tenho o Pan-Americano do México e eu quero o bi", completou a atleta que tentou superar ainda a barra a 4,90 duas vezes e a 4,92 m na última tentativa.

Um emocionado Elson Miranda (treinador da atleta) recebia cumprimentos do pessoal do Brasil e de outras delegações: "O mérito e de todos, principalmente da Fabiana, mas também da BM&FBovespa e da Confederacao Brasileira de Atletismo, além dos patrocinadores. Ao Vitaly Petrov que nos tem dado consultoria também cabe parte do mérito", disse referindo-se o consultor ucraniano, ex-técnico de Sergei Bubka e de Yelena Isinbayeva.

O presidente da CBAt, Roberto Gesta de Melo, também comemorou o feito. "É uma das alegrias que vou levar da minha passagem pelo Atletismo", disse.