Esporte & Cia

Wednesday, May 01st

Last update:10:04:28 PM GMT

You are here:

Brasil e Quênia vencem a 8ª Meia Maratona em SP

E-mail Imprimir PDF

O favoritismo prevaleceu. Representante brasileiro nos Jogos Pan-Americanos de Guadalajara, nos 10 mil metros, o mineiro Giovani dos Santos foi o grande vencedor da 8ª Meia Maratona Praia Grande, neste domingo (4), cruzando a linha de chegada, em 1h04min02s, com uma vantagem de 23 segundos do queniano Nicholas Keter. Entre as mulheres, o Quênia venceu pela segundo ano seguido, com Dorcas Kiptarus.

Ela dominou com maestria, do início ao fim, para completar a disputa em 1h18min09s, mais de dois minutos à frente da segunda colocada, a brasileira Beatriz Nascimento. Com novo percurso, aprovado por todos, o evento foi disputado sob sol e calor reuniu mais de 2.700 atletas, entre as corridas de 21.097 metros e de 10 km (participativa).

Este ano, os competidores largaram da Prefeitura e seguiram em direção a São Vicente, indo até próximo ao Canto do Forte, com os primeiros nove quilômetros pela orla da praia. A segunda metade do trajeto foi realizada na Via Expressa Sul, com alguns aclives e declives (nada acentuado). Mas tudo mantendo a característica principal de grandes e longas retas em vias largas.

Na prova masculina, Giovani sempre esteve entre os ponteiros e até metade da prova teve como rival direto o queniano Nicholas Keter, que acompanhou seu ritmo até o km 12. Depois, o brasileiro manteve uma ligeira vantagem por mais três km, até definir sua posição final. “Ele estava vindo comigo, vi que estava sentindo o calor e tentei abrir para chegar no final e não ter dificuldades para vencer. Deu certo e fiquei muito feliz”, afirmou o corredor de 30 anos.

“A gente vem treinando para sempre estar no lugar mais alto do pódio. Eu gosto de correr no calor e o percurso é excelente”, complementou o campeão, ressaltando a força dos quenianos. “Eles sempre são favoritos quando estão na prova, mas é bom porque nos ajudam a melhorar o tempo e tendo eles junto é emoção garantida e melhora muito o nível”, elogiou.

Com novo troféu na bagagem, Giovani embarca para a Bolívia onde iniciará um treinamento especial de altitude, visando os Jogos Pan-Americanos de Guadalajara. “Meu objetivo é brigar pela medalha, por isso vou treinar forte. Estou bem feliz com essa vitória, que vai me dar um grande ânimo”, garantiu.

Já na disputa feminina, Dorcas não teve sua liderança ameaçada em momento algum. A goiana radicada em Poços de Caldas, Marizete Rezende, vitoriosa em 2007, voltando de contusão, não conseguiu imprimir um ritmo forte à altura (terminou em quinto lugar). “Gostei muito da prova, o percurso é ótimo, só o calor foi duro”, comentou a queniana, bicampeã da Meia Maratona das Cataratas.

A região também fez bonito com o quarto lugar de Angelina das Graças Rafael, na feminina, e a nona colocação de José Uilton Nascimento, que disputam os títulos do Santista de Pedestrianismo. Entre os cadeirantes, Jaciel Paulino, de Santos, garantiu o tricampeonato.