No estilo de prova que mais gosta, o argentino radicado em Santos, Oscar Galindez, disputa um de seus principais objetivos do ano neste domingo (11), no Mundial de Ironman 70.3, em Las Vegas (EUA). Vice-campeão mundial em 2007 e quarto em 2008, ambas em Clearwater, Flórida, ele compete animado no novo local.
“É um circuito muito interessante, de muitas subidas e muito calor, tipo clima desértico. Eu aprovei a mudança desde o começo, mesmo porque em Clearwater o vácuo era impressionante e foi um dos motivos porque deixei de competir em 2010 na Flórida. Las Vegas será diferente, sobretudo no pedal”, conta o triatleta.
“Melhor para quem realmente sabe pedalar”, comenta com a propriedade de quem é um dos melhores pedais do mundo no triathlon. “A natação será num lago, com poucas ondas, e corrida um pouco mais plana. Vamos dizer que é uma prova quase 100% o meu perfil”, destaca.
A prova terá 1,9 km de natação, 90 km de ciclismo e 21.1 km de corrida. “Eu queria muito chegar em ótimas condições físicas, mas peguei uma gripe com febre e não treinei por alguns dias, mas assim mesmo vou dar o melhor”, revela Galindez.
O Mundial em Las Vegas será a primeira prova da WTC (World Triathlon Corporation), entidade que comanda as provas de Ironman, onde só poderão competir os 50 primeiros triatletas profissionais classificados no novo ranking 70.3 PR (pro ranking). “Serei o único triatleta profissional representante entre os paises da Argentina e Brasil. O Circuito começou no Ironman 70.3 Miami, dia 30 de outubro de 2010, onde fui terceiro colocado. Depois fui terceiro no 70.3 Pucon, no Chile, e oitavo no 70.3 San Juan, em Porto Rico”, relata Galindez.
Com 25 anos de carreira e uma coleção de títulos, inclusive duas medalhas em Jogos Pan-Americanos, o tri no Ironman Brasil, e o mundial de duathlon, em 1995, Galindez já tem agendadas mais duas competições no exterior, o Ironman 70.3 Miami (EUA), dia 30 de outubro, e o Ironman Cozumel (México) dia 27 de novembro. Para saber tudo sobre a carreira de Oscar Galindez, há o site oficial