Esporte & Cia

Sunday, Nov 24th

Last update:09:53:06 AM GMT

You are here:

Leonardo mira mais um pódio em Guadalajara

E-mail Imprimir PDF

Com 100% de aproveitamento até agora em seu primeiro Pan-Americano, Leonardo de Deus, da nova geração de nadadores brasileiros, volta à piscina do Centro Aquático Scotiabank, em Guadalaraja, nesta sexta-feira (21/10), para os 200 m costas. O jovem Leo, de 20 anos, atleta do Flamengo, foi ao pódio nas duas provas que já disputou nesta edição dos Jogos: conquistou o ouro nos 200 m borboleta e a prata com o revezamento 4x200 m livre do Brasil, ao lado de André Schultz, Nicolas Oliveiras e Thiago Pereira.

Segundo o técnico Alberto Silva, o Albertinho, que orienta Leo de Deus no grupo de elite PRO 16, em São Paulo, e na seleção brasileira, o nadador pode ir ao pódio mais uma vez, mas não encontrará facilidades. "Vai ser uma disputa dura, equilibrada. São quatro ou cinco nadadores em condições de brigar pelo pódio e o Leo está no bolo, entre eles", disse o treinador.

Leo de Deus entra nos 200 m costas com o terceiro melhor tempo este ano entre os nadadores inscritos: 1min58s29. Antes dele, aparecem o americano Rexford Tulius (1min57s48) e o brasileiro Thiago Pereira (1min50s07). "O quarto melhor tempo este ano é do colombiano Omar Pinzón (1min58s48), que é o recordista sul-americano e não poder ser menosprezado", observou Albertinho.

Para o nadador, seu principal adversário na prova desta sexta-feira será mesmo o brasileiro Thiago Pereira, companheiro de treinamento no PRO 16 - para os dois, as disputas braçada a braçada não são novidade. "Aqui no Pan será como no treino: ninguém vai querer perder para o outro", brincou Leo.

Segundo Albertinho, por ter participado do Paris Open, em junho, e do Mundial de Xangai, em julho, Leo de Deus ganhou experiência internacional e maturidade. "Ele está muito confiante, muito focado. Se fizer o 100% dele, já vou ficar feliz."