Erick Proost foi o grande vencedor da quarta etapa do Town & Country apresenta Tent Beach SP Contest 2011, que terminou na tarde do domingo (23/10), na praia de Maresias, em São Sebastião (SP). O surfista do bairro paulistano da Vila Mariana venceu a principal categoria em disputa - Open ZS - da Seletiva Zona Sul e se classificou para o Confronto Final, em dezembro, na praia do Tombo, no Guarujá (SP), onde serão definidos os campeões metropolitanos de São Paulo na temporada.
Na bateria decisiva, Proost dominou as ações desde o início da competição e não teve maiores problemas para superar, pela ordem, Henrique Scaff, Marcos Harun e Gustavo Couto. "Consegui me dar muito bem no sábado, quando teve boas ondas, e me encaixei bem neste domingo, quando o mar diminuiu. Treinei muito para obter este resultado e tive meu esforço recompensado", afirmou o surfista de 21 anos, campeão Júnior do SP Contest em 2009. Ele também conseguiu a maior nota do evento: 8.83. "Agora, é focar no Confronto Final", completou.
Paulo Giachetti confirmou a boa fase e subiu ao degrau mais alto do pódio na Longboard ZS. Com um surfe sólido e também um repertório variado de manobras, ele deixou para trás Túlio Dalpiaz, Pedro Oliveira e Raul Dias. O também atleta da Vila Mariana já havia vencido na Longboard SP Trials nas três primeiras etapas do ano (Santos, Ubatuba e Guarujá). "Sem dúvida, está sendo a minha melhor temporada e esta vitória só me deixa mais confiante para o Confronto Final", ressaltou.
Marcelo Panza, que compete pela primeira vez na Máster ZS, saiu do mar feliz da vida com a primeira colocação na categoria. A alegria, segundo ele, foi maior porque este foi o primeiro triunfo conquistado por ele nos dez anos que compete no SP Contest. "Desde o início do circuito que busco uma vitória. Sabia que ela viria um dia e hoje foi este o dia", declarou o surfista do bairro do Campo Limpo. Em segundo lugar terminou Edu Kutika, Taciano Parra e Paulo Giachetti.
Na categoria SP Trials Open, vitória de Jonathan Paiva sobre Pedro Regatieri (2º), Rafael Spitaletti (3º) e Thiago Costa (4º). Foi a primeira vitória do representante da Zona Leste na categoria aberta para atletas que não residem na seletiva específica de cada região da Grande São Paulo. Já na SP Trials Longboard, o melhor nas ondas de Maresias foi Danilo Silva. Ele deixou para trás, pela ordem, Michel Asfo, Alexandre Miranda e Daniel Adam.
Resultados*
Open ZS
1º Erick Poost
2º Henrique Scaff
3º Markus Harum
4º Gustavo Couto
Longboard ZS
1º Paulo Giachetti
2º Túlio Dalpiaz
3º Pedro Oliveira
4º Raul Dias
Máster ZS
1º Marcelo Panza
2º Edu Kutika
3º Taciano Parra
4º Paulo Giachetti
Open SP Trials
1º Jonathan Paiva
2º Pedro Regatieri
3º Rafael Spitaletti
4º Thiago Costa
Longboard SP Trials
1º Danilo Silva
2º Michel Asfo
3º Alexandre Miranda
4º Daniel Adam