Fabiana Murer conquistou a medalha de prata no salto com vara na segunda-feira (24/10), nos Jogos Pan-Americanos de Guadalajara, com um salto de 4,70 m. A cubana Yarisley Silva ficou com o ouro, ao ultrapassar o sarrafo a 4,75 m. Visivelmente cansada depois de uma temporada exaustiva, em que conquistou o título mundial em Daegu, em agosto, a saltadora do Clube BM&FBOVESPA não conseguiu repetir sua melhor marca, de 4,85 m, que deu a ela a medalha de ouro na Coreia do Sul. Na volta ao Brasil, Fabiana vai descansar, antes de retomar os treinos para a competição mais importante da próxima temporada: os Jogos Olímpicos de Londres.
Em Guadalajara, Fabiana travou um duelo de tirar o fôlego com a cubana Yarisley Silva. Começou a saltar quando o sarrafo estava a 4,50 m e só passou a marca na terceira tentativa. A cubana ultrapassou os 4,50 m e, na sequência, 4,60 m, nas suas primeiras tentativas e colocou Fabiana sob pressão. A brasileira errou a primeira tentativa nos 4,60 m e pediu que o sarrafo fosse elevado a 4,65 m. Fabiana passou 4,65 no seu segundo salto e a cubana foi para a tentativa seguinte: 4,70 m. As duas ultrapassaram a altura, mas a cubana venceu também quando o sarrafo foi elevado cinco centímetros: 4,75 m. Fabiana não conseguiu igualar a marca. A cubana ainda pediu 4,80 m, mas errou as três tentativas.
"A Fabiana estava muito cansada. E acho até que ela foi bem", disse o técnico Elson Miranda. "Precisou de três saltos para passar os 4,50 m, de mais dois para vencer os 4,65 m... Foi ficando cada vez mais cansada, numa prova que durou quatro horas, foi muito longa. E a cubana, que era quarta ou quinta do mundo, foi muito bem. Fez a melhor marca pessoal dela aqui, estava bem e ganhou a prova", finalizou Elson, reafirmando que a temporada foi difícil para sua atleta, por causa do Mundial.