Os Jogos Olímpicos de Londres já começaram para Cesar Cielo. O Open de Natação, de 14 a 18 de dezembro, no Rio, será o próximo compromisso do nadador do Flamengo que retomou os treinos no Brasil após cumprir compromissos com a Arena, seu patrocinador de material esportivo, em breve viagem para a Itália - não descuidou da preparação, mesmo no exterior. Na verdade, Cielo voltou a treinar apenas 15 dias depois de conquistar quatro medalhas de ouro (50 m e 100 m livre, revezamentos 4x100 m livre e 4x100 m medley) no Pan-Americano de Guadalajara.
"A Olimpíada de Londres já começou. É o momento de pensar em preparação, em reverter o resultado do Pan em motivação e treinamento", afirmou Cielo. "Eu sempre fui ambicioso com os tempos que defino para a temporada. As marcas do Pan me motivaram ainda mais, mas preciso treinar para fazer o que eu quero em 2012."
O velocista sabe que seus resultados individuais no Pan foram excelentes, embora a preparação não tivesse sido a ideal. Ganhou os 50 m livre, em 21s53, segundo melhor tempo do mundo no ano, sendo que o primeiro, 21s52, também é dele. Venceu os 100 m livre em 47s84 - marca que o colocou como o segundo no ranking mundial, atrás do australiano James Magnussen (47s49), o campeão mundial da distância em Xangai.
"Foi uma esticada após o Mundial, com a dificuldade de não ter tirado folga." Para 2012, Cielo acha que não fará nada diferente em relação às últimas temporadas, com o treino de base e um período de força e depois uma preparação mais específica, de velocidade. "É o que a gente sempre fez e deu certo. No Mundial, o meu foco era continuar na competição. No Pan, eu pude mostrar que estava de volta. Foi uma luz que me abriu o caminho para eu ser o atleta que eu quero ser na Olimpíada."
O Open, em dezembro, um camping de treinamento, provavelmente em fevereiro, fora do Brasil, a disputa do Troféu Maria Lenk e de provas do Mare Nostrum devem fazer parte do calendário que está fechando com o técnico Alberto Silva, o Albertinho, do Projeto Rumo ao Ouro em 2016 (PRO 16).
Apronto para 2012
"A Olimpíada começou para nós no dia em que retomamos os treinos, após o Pan-Americano", disse Albertinho, que terá trabalhado por seis semanas até a folga de fim de ano. Tem usado o tempo para focar individualidades de cada nadador do PRO 16, atuando em conjunto com os demais integrantes da comissão técnica. "Vamos zerar problemas clínicos, de fisioterapia ou detalhes técnicos no caso dos atletas que tiveram uma temporada mais puxada com a disputa do Pan e do Mundial, como Cesar Cielo, Leonardo de Deus e Thiago Pereira. Já outros, como o Nicholas dos Santos e o Tales Cerdeira seguiram a rotina em que já estavam", observou Albertinho.
Cielo já tem índices para a Olímpíada, mas o XXI Campeonato Brasileiro Sênior de Natação - Troféu Prof. Daltely Guimarães - e VII Torneio Open Correios/CBDA de Natação, que será no Parque Aquático Maria Lenk, no Rio, é mais uma das seletivas para os Jogos de 2012.
"A partir de reunião com a comissão médica e técnica, moldei o trabalho para o total de seis semanas até o Open e a folga de fim de ano, respeitando a musculação e a fisioterapia. Estou tentando fugir da rotina, mudando um pouco os treinos, alterando a ordem das séries. Eles vão nadar bem o Open, o melhor que puderem com o trabalho dessas semanas", disse Albertinho.
De 20 de dezembro a 2 de janeiro todos estarão em férias. "Estamos usando esse fim de ano para corrigir os problemas e motivar, para que todos entrem revigorados em 2012", contou o treinador. "Para o Cesar já sabemos o que dá certo, o que ele precisa. Não tem o que inventar. Acho que o Pan-Americano foi importante para a retomada dos 100 metros - achou o ponto, ganhou confiança para a prova. Nos 50 m, provou que continua sendo o melhor."