Esporte & Cia

Friday, May 03rd

Last update:10:04:28 PM GMT

You are here:

Cesar Cielo vence 100 m livre no Brasileiro Sênior

E-mail Imprimir PDF

Cesar Cielo abriu com medalha de ouro a participação no Brasileiro Sênior de Natação, o Troféu Daltely Guimarães, no Parque Aquático Maria Lenk, no Rio. Com o tempo de 48s52 para os 100 m livre, o nadador do Flamengo garantiu também lugar no Open de Natação, na manhã desta quinta-feira, a partir das 10 horas. O Open, válido como seletiva para Londres/2012, é disputado apenas pelos oito atletas mais rápidos em cada prova no Brasileiro Sênior. Nicolas Oliveira, do Minas Tênis Clube (49s39), e Marcelo Chierighini, do Pinheiros (49s40), completaram o pódio dos 100 m livre. Cielo ainda deu os parabéns para o companheiro Henrique Barbosa que conseguiu o índice olímpico nos 200 m peito com o tempo de 2min09s82, o sétimo do mundo no ano.

"Está doendo demais e sei que essa prova é assim mesmo.... No finalzinho é sempre muito dura", afirmou Cesar Cielo sobre os 100 m. Explicou que para a atual fase da temporada, em que fez um bloco de treino de apenas seis semanas após o Pan-Americano de Guadalajara, sem descansar e nem polir, o resultado foi bom, na casa dos 48 segundos. "Estou treinando bem forte neste fim de ano para voltar do Natal e do ano-novo em melhor forma. Eu e o Albertinho queríamos mesmo saber quão rápido eu poderia nadar estando 'pesado'. Fiz musculação no sábado. Não dava para exigir muito e, por isso, foi bem bom. Estamos num bloco de treinamento em que não dá para competir nadando muito rápido."

O campeão mundial e olímpico contou que só teve duas semanas de folga após o Pan. Ainda viajou para a Itália para compromissos com a Arena, mas viajou 'treinando'. "É uma fase muito puxada mesmo. Até paraquedas estamos usando nos treinos."

Cielo repetiu que seu objetivo, além de treinar para a Olimpíada é ajudar o Flamengo, somando pontos para o clube no Brasileiro Sênior. "Nesse tipo de competição, temos de pensar no coletivo. Mas também é o primeiro passo para Londres. O meu objetivo pessoal é sempre nadar rápido. Sabe aquela brincadeira que a gente fazia quando era menino - 'vamos ver quem vai chegar primeiro?' - é assim que eu me sinto. Quero ser sempre o cara mais rápido na piscina. Ainda me sinto um moleque."

Esta será a sexta das oito seletivas definidas pela Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos (CBDA) para a obtenção de índices para a Olimpíada de Londres/2012. O Sul-Americano de Belém, em março, e o Troféu Maria Lenk, em maio, serão as outras competições valendo índice.

Cesar Cielo já tem vaga olímpica nos 50 m livre (o índice é 22s11), com a marca de 21s52, da medalha de ouro ganha no Mundial de Xangai; e nos 100 m livre (o índice é 48s74), com o tempo de 48s01, feito na final do Mundial.

Parabéns ao companheiro Henrique

Henrique Barbosa fez uma dancinha quando deixou a piscina e apontou para a arquibancada, onde estavam os nadadores do Flamengo, comemorando a medalha de ouro no Brasileiro Sênior e o índice olímpico nos 200 m peito: 2min09s82 (o índice para garantir presença nos Jogos de Londres era de 2min11s74). "Foi uma excelente marca, estou surpreso por ter diminuído em quase um segundo e meio o meu tempo do Maria Lenk. Eu tinha perdido todos os meus tempos (por causa de caso de doping) e agora estou muito satisfeito por ser ainda mais rápido", disse Henrique, que voltou ao Brasil na semana passada, depois de passar um tempo em Barcelona, na Espanha. Henrique é companheiro de Cesar Cielo no Flamengo e no PRO 16.