Esporte & Cia

Friday, May 03rd

Last update:10:04:28 PM GMT

You are here:

Leo de Deus fecha temporada com 5 ouros e 1 prata

E-mail Imprimir PDF

Leonardo de Deus encerrou a temporada 2011 com cinco medalhas de ouro e uma de prata, conquistadas no Campeonato Brasileiro Sênior e no Torneio Open de Natação, competições realizadas simultaneamente no Parque Aquático Maria Lenk, no Rio. Por seus resultados individuais Leo levou o troféu eficiência pelo melhor índice técnico da competição. O último ouro veio no domingo (18/12), nos 200 m borboleta, no Open. O nadador do Flamengo marcou 1min58s27 para a distância, com Frederico Veloso Castro (1min59s30), do Fluminense, em segundo, e Leonardo Alves dos Santos Fim (2min00s80), do Minas Tênis, em terceiro.

No Brasileiro Sênior, Leo de Deus também foi ouro nos 100 m e 200 m costas e nos 200 m borboleta e prata no revezamento 4x100 m medley (ao lado de Henrique Rodrigues, Henrique Barbosa e Cesar Cielo), desempenho que garantiu ao nadador o prêmio de melhor índice técnico da competição. No Open, ficou com o título nos 200 m costas e nos 200 m borboleta.

Apesar do cansaço pela maratona de provas, Leo de Deus sai feliz das competições. "Estava treinando forte, para um torneio que nem era a principal meta da temporada", diz o nadador, que treina em São Paulo com o técnico Alberto Silva, o Albertinho, no grupo de elite PRO 16. "Além de ajudar o Flamengo a somar pontos, o Brasileiro Sênior e o Open funcionaram mais como uma avaliação de como vou estar em 2012, serviram de treino para a a próxima temporada."

Leo conta que chegou a se surpreender com seu desempenho. "Mesmo cansado por causa dos treinos fortes e da quantidade de provas, mesmo sem estar polido nem raspado, tive resultados muito bons", avalia. "Isso só me mostra que estou mais maduro, mais forte, melhor. Vou entrar com tudo em 2012."

Agora, Leo de Deus vai ter duas semanas de descanso - os treinos recomeçam no dia 2 de janeiro. "Mesmo de folga, não vou me descuidar. Vou manter a parte física e segurar a alimentação para não engordar muito nesse período de Natal e ano-novo."

O Brasileiro Sênior e o Open de Natação valeram como a sexta das oito seletivas definidas pela Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos (CBDA) para a obtenção de índices para a Olimpíada de Londres/2012. O Sul-Americano de Belém, em março, e o Troféu Maria Lenk, em maio, serão as outras competições valendo índice.

Com as marcas que conquistou no Mundial de Xangai, em julho, Leo já tem índice para disputar os 200 m borboleta e os 200 m costas na Olimpíada - em Xangai, o nadador fez 1min55s55 nas eliminatórias dos 200 m borboleta, superando o norte-americano Michael Phelps, e 1min58s29 nos 200 m costas, indo às semifinais nas duas distâncias.