Esporte & Cia

Sunday, Nov 24th

Last update:09:53:06 AM GMT

You are here:

A Regata do Porto da Volvo Ocean Race em Abu Dhabi

E-mail Imprimir PDF

A Volvo Ocean Race 2011/2012 terá mais um capítulo decisivo nesta sexta-feira (13) com a Regata do Porto, em Abu Dhabi, nos Emirados Árabes Unidos. A prova no Golfo Pérsico, que ocorre às 7h45 (horário de Brasília) com transmissão do BandSports, vale pontos decisivos para a competição de Volta ao Mundo. A previsão é de ventos na direção Sudoeste variando de 9 a 12 nós. A largada até a China será realizada no dia seguinte, sábado (14) e terá 4.600 milhas náuticas (8.408 quilômetros).

Com 66 pontos, o espanhol Telefónica lidera a competição, mas o Camper (Nova Zelândia) vem logo atrás com 58. O equilíbrio entre os dois veleiros será posto a prova mais uma vez, agora nas águas do Golfo Pérsico. A estratégia dos outros quatro barcos que irão correr o trajeto no mar árabe (Sanya está fora da In-Port Race) é reduzir a vantagem do primeiro colocado.

"Há muito em disputa. Não tem como fazer um estilo match race com o Telefónica nesta fase do campeonato. O objetivo é sempre pegar pódio", comenta o skipper do Camper, Chris Nicholson, que reforça a boa fase dos líderes. "Os espanhóis são muito consistentes, mas a história da competição diz que todas as equipes têm um ou dois maus resultados ao longo do evento".

O comandante do Telefónica está ansioso para voltar à água depois de a equipe de terra fazer alguns ajustes no Volvo Open 70 em Abu Dhabi. "Estamos confiantes e precisamos navegar para sentir as pequenas mudanças. As condições lá fora nunca são fáceis e, por isso, temos treinado as manobras para somar pontos", relata Iker Martínez.

Com 100% de aproveitamento nas pernas e uma vitória na Regata do Porto da Cidade do Cabo, a equipe espanhola tem uma meta: somar o maior número de pontos nas In-Port Races e nas travessias para ter uma ‘gordura’. "Nunca sabemos como a corrida vai acabar e por isso temos que lutar por cada ponto. O mais importante é liderar a flotilha ou perto do primeiro colocado", salienta Iker Martínez.

A segunda perna foi vencida pelo Telefónica. Por medidas de segurança contra a ação de navios piratas na costa da Somália, a etapa foi dividida em duas. A primeira, da África do Sul até um ponto secreto, os veleiros foram içados e transportados por um cargueiro até Sharjah. O sprint final foi realizado até Abu Dhabi. Único a não completar, o Sanya da China, está no caminho do Golfo Pérsico.

Classificação:
1° - Telefónica - 66 pontos
2° - Camper - 58 pontos
3° - Groupama - 42 pontos
4° - Puma - 28 pontos
5°- Abu Dhabi - 19 pontos
6°- Sanya - 4 pontos