Esporte & Cia

Sunday, Nov 24th

Last update:09:53:06 AM GMT

You are here:

Keila Costa é a melhor do mundo no salto em distância

E-mail Imprimir PDF

A saltadora pernambucana Keila Costa venceu a prova do salto em distância no GP Sul-Americano Cidade de Santiago, em Santiago, no Chile, com 6,63 m, a melhor marca do mundo este ano ao ar livre. Já Wagner Domingos, o Montanha, estabeleceu o novo recorde brasileiro do lançamento do martelo em uma competição em Brežice, na Eslovênia, com 72,48 m.

Com o resultado da prova realizada no sábado (14/4), Keila ficou a apenas 2 cm do índice estabelecido pela CBAt para os Jogos Olímpicos de Londres, de 6,65 m, equivalente ao índice B da IAAF. Keila já tem índice olímpico no salto triplo com os 14,20 m que conquistou no dia 7, em uma competição da Federação Paulista de Atletismo (FPA).

Keila obteve a marca na última tentativa, depois de ter queimado "vários saltos bons", segundo o técnico Neilton Moura, que acompanhou a atleta na competição em Santiago. A também brasileira Eliane Martins ficou a medalha de prata, com 6,61 m, e a chilena Daniela Pavez foi bronze, com 6,32 m. A saltadora do Clube de Atletismo BM&FBOVESPA passa também a liderar o ranking brasileiro da prova, superando os 6,46 m de Eliane Martins.

Já o velocista Basílio Emídio de Morais Jr. foi medalha de bronze em Santiago nos 100 m (10s51) e quarto colocado nos 200 m (21s27), enquanto Fernanda Raquel Borges ficou com a medalha de prata no lançamento do disco (56,57 m).

Na Eslovênia

O lançador Wagner Domingos, o Montanha, em novo período de treinos na Eslovênia com o técnico Vladimir Kevo, estabeleceu novo recorde brasileiro para o lançamento do martelo, com 72,48 m, melhorando a própria marca, de 71,84 m, que havia conquistado em Novo Mesto, também na Eslovênia, em 2010. Montanha competiu neste sábado (14/4), em Brežice, na Eslovênia.

Cerca de um ano após ser submetido a cirurgia para a retirada de tumor na bexiga, Montanha mostrou que está recuperado. "Quero agradecer a todos que continuaram a acreditar em mim. É bom estar de volta às competições e a conquistar bons resultados", disse o atleta.

O Clube de Atletismo BM&FBOVESPA completa dez anos em 2012, com o lançamento de um Centro de Treinamento de nível internacional e de sua Categoria de Base.