Esporte & Cia

Friday, May 03rd

Last update:10:04:28 PM GMT

You are here:

Thiago Braz salta 5,35 m e quebra recorde brasileiro

E-mail Imprimir PDF

Thiago Braz voltou a quebrar o recorde brasileiro do salto com vara na categoria juvenil, no sábado (12/5), no Circuto de Salto com Vara da Federação Paulista de Atletismo, no Ibirapuera, em São Paulo. Thiago fez 5,35 m - terceira melhor marca do ano no mundo. O atleta de 18 anos, melhorou seu próprio recorde nacional, de 5,31 m (feito em 16/7/2011). O principal objetivo de Thiago Braz na temporada é o Mundial Juvenil de Barcelona, de 10 a 15 de julho. Thiago levou o ouro na prova de São Paulo. Augusto Dutra ficou com a prata (5,20 m) e Cleber Damião Silva com o bronze (5,00 m).

Thiago Braz é medalhista de prata dos Jogos Mundiais da Juventude de Cingapura/2010, tem 18 anos e treina com o técnico Elson Miranda, ao lado da campeã mundial Fabiana Murer. "O Sergey Bubka chegou aos 5,55 m com dez anos de treinos. O Thiago não é melhor do que ele, mas chegou perto em três anos e pode saltar 5,60 m ainda nesta temporada, esperamos que no Mundial Juvenil", disse o técnico ucraniano Vitaly Petrov, consultor do salto com vara da Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt).

Petrov explicou que o trabalho comprova que é preciso uma década para formar um atleta de uma prova tão técnica quanto o salto com vara. "Tem de ser construído passo a passo até chegar aos resultados e a gente nunca sabe se será como a Fabiana, que é forte física e mentalmente. Com 22 anos, Bubka saltava 5,80 m. Se o Thiago chegar a isso, pode pensar em ir até os 6 metros", acrescentou Petrov.

O técnico Elson Miranda confirma que Thiago ainda está aquém do que deverá saltar nesta temporada - o jovem saltador já tinha garantido o índice para o Mundial Juvenil de Barcelona ao saltar 5,15 m (a marca exigida era de 5,12 m) num Torneio FPA, no começo de abril. "Ele está crescendo bastante. É um atleta jovem - só completa 19 anos no fim do ano - e precisa de tempo para aprimorar sua técnica. Este é o primeiro ano que ele vem treinando forte. Hoje é a terceira melhor marca do mundo, vamos ter outros atletas ainda saltando alto, mas o Thiago também ainda vai melhorar essa marca", completou Elson.

Thiago Braz deve seguir para Fórmia (ITA), ao lado do companheiro de Clube Fábio Gomes da Silva no dia 21, onde permanecerá treinando para o Mundial Juvenil.