Esporte & Cia

Friday, May 03rd

Last update:10:04:28 PM GMT

You are here:

Pinheiros vence o quarto jogo da semifinal do NBB

E-mail Imprimir PDF

De forma guerreira, o Pinheiros forçou o quinto e decisivo jogo da semifinal do Novo Basquete Brasil contra o Brasília. O time campeão paulista se viu com a vitória na mão, depois quase eliminado, mas nunca se rendeu. Jogou duas prorrogações e com uma virada impressionante faltando alguns segundos para o fim do jogo, venceu por 109 a 105, em Brasília (DF), na sexta-feira (25/05). Com isso, a série melhor de cinco partidas está empatada em 2 a 2. As equipes decidirão quem vai para a final do NBB no ginásio Henrique Villaboim, em São Paulo (SP), no domingo (27/05), às 14h00.

A partida teve vários heróis no lado do Pinheiros. Bruno Fiorotto saiu com o joelho machucado. Figueroa, Morro e Paulinho foram eliminados com cinco faltas. A equipe chegou a jogar sem armador de origem nos últimos minutos. Olivinha saiu de quadra com um duplo-duplo impressionante: 21 pontos e 20 rebotes. Marquinhos foi fundamental com bolas de três pontos precisas em momentos-chave do confronto e terminou como cestinha pinheirense, com 26 pontos. A bola que decidiu o jogo a favor do Pinheiros saiu de uma roubada de Renato, que passou para Rafael Mineiro fazer a cesta de três mais importante da temporada do campeão paulista.

Mesmo assim, Mineiro foi humilde e dividiu os méritos com todos os seus companheiros e dedicou a vitória heroica a Shamell, que está fora do NBB após ter rompido o tendão calcâneo do pé direito no jogo 3 da semifinal. ""A cesta da vitória foi o rebote do Marquinhos, o toco do Olivinha, a bola que o Morro meteu. Acho que essas foram as bolas do jogo. Não teve um momento, nosso time jogou bem o tempo todo. Essa vitória é para o Shamell", disse.

Para Marquinhos, foi uma das partidas mais marcantes de sua carreira. "Esse jogo ficou na história do Pinheiros. Um dos mais bonitos, mais marcantes por tudo o que aconteceu na partida", falou o ala, que foi responsável por uma bola de três na primeira prorrogação que ressuscitou o Pinheiros no NBB.

"Nesses momentos decisivos, tem de confiar muito em Deus. Eu creio que Deus tem um propósito para mim. Eu acredito muito nessas coisas. No fim, eu nem sentia a bola saindo da minha mão. Só pensava que tinha de arremessar. E a bola saiu certinha. Então são essas as coisas que me fortalece para caramba. Se eu errasse, era toda uma temporada que seria jogada fora, uma temporada brilhante que fizemos. Fico feliz por ter metido essa bola que ajudou o time a sair com a vitória. Esse time que jogou uma partida incrível", comentou.

Mineiro admitiu que a equipe sentiu o baque pela saída forçada de Shamell, mas ressaltou que o time se uniu ainda mais por conta disso e para conseguir uma vitória que forçasse o jogo 5 da semifinal. "Essa partida mexeu muito com o emocional. A saída do Shamell abalou um pouco o time. Mas aí cada um olhou para a cara do outro e falou: ‘Cada um vai ter de pegar o rebote que pegava, dar o toco que ele dava, fazer a cesta que ele fazia’. Esse jogo foi da força e da garra, de pensar nele. O time precisava dessa vitória para ele", afirmou.

Tanto Marquinhos como Mineiro frisaram a importância de agora decidir o playoff dentro de casa. "O importante é que a gente leva a decisão para casa. A gente volta a ter a vantagem do mando de quadra", destacou o pivô. "A gente sai com a moral um pouco maior do que a deles, que chegaram a ter a vaga na final na mão", finalizou o ala.