Medalhista olímpico em Atenas/2004, com o bronze na maratona, Vanderlei Cordeiro de Lima, padrinho do Clube de Atletismo BM&FBOVESPA, é um dos convidados da reunião de cúpula do One Young World, que a cada ano reúne jovens líderes e personalidades do mundo inteiro na busca de soluções para as mesmas questões que os líderes mundiais enfrentam todos os dias: Comércio Global, Saúde, Educação, Direitos Humanos, Desenvolvimento Sustentável, Transparência e Integridade e Liderança e Governo. Este ano, a reunião será em Pittsburgh (EUA) e inicia na quinta-feira (18/10), com a presença de representantes de 196 países.
"Estou honrado em fazer parte desse seleto grupo e espero contribuir para que seja um grande evento", diz Vanderlei, que no dia 21 vai falar sobre sua carreira e o trabalho esportivo-social que desenvolve no Instituto Vanderlei Cordeiro de Lima (IVCL), em Campinas, com crianças e adolescentes.
"Assim como o esporte mudou a minha vida, pode transformar a de muitas crianças também", diz o ex-maratonista, que sempre teve a expectativa de trabalhar com a formação de novos atletas. "É importante usar o esporte como ferramenta de inclusão social."
Vanderlei se despediu das competições na São Silvestre de 2008, com o "aviãozinho" que ficou famoso na comemoração da medalha de bronze em Atenas/2004. O atleta liderava a maratona quando foi empurrado pelo ex-padre irlandês Cornelius Horan. Voltou à disputa e entrou no Estádio Olímpico rindo, desenhando corações no ar, fazendo aviãozinho. Além do bronze, Vanderlei recebeu do Comitê Olímpico Internacional a medalha Pierre de Coubertin, destinada a atletas que demonstram elevado grau de esportividade e espírito olímpico.