Esporte & Cia

Sunday, Apr 28th

Last update:10:04:28 PM GMT

You are here:

Volta do Futuro e Volta Feminina com grande procura

E-mail Imprimir PDF

Revelar valores e fortalecer o ciclismo de base e feminino no país. Estes são os objetivos da 7ª Volta Ciclística do Futuro e 2ª Volta Ciclística Feminina Brasileira, eventos que abrem a temporada nacional de 2013 e acontecerão entre os dias 17 e 20 de janeiro, na cidade de São Carlos, no interior de São Paulo. As disputas, que contarão pontos para o ranking da Confederação Brasileira de Ciclismo (CBC), terão como base o Parque Eco-Esportivo do Damha. As inscrições estão abertas e a grande procura faz prever um bom número de participantes.

"Trata-se do único evento voltado exclusivamente à base do esporte e à categoria feminino. No caso da base, por exemplo, possibilitamos que os jovens vivenciem uma disputa nos moldes dos grandes eventos, como o Tour do Brasil. Com certeza, algum atleta revelado nestas seis edições da Volta do Futuro estará na equipe brasileira dos Jogos Olímpicos de 2016", explica Gilson Alvaristo, diretor-técnico da Federação Paulista de Ciclismo. "Por isso, a procura pelo evento tem sido muito grande", completa.

As inscrições são gratuitas e estão abertas a equipes nacionais e estrangeiras, clubes regionais e ciclistas avulsos. As equipes deverão ter no mínimo três e no máximo seis atletas. Os interessados deverão enviar suas inscrições, com nomes e demais dados dos componentes, até o dia 15, através do site http://www.fpciclismo.org.br/.

A programação do evento começa no dia 17, com o Congresso Técnico, a partir das 18h. Na sexta-feira, dia 18, será a vez da primeira etapa, a partir das 8h, com Contrarrelogio Individual, de 6k, no Damha. De tarde será a vez da segunda etapa, a partir das 13h, em um circuito de 6 km. Serão três voltas para Infanto, cinco para Juvenil, masculino e feminino, e Junior feminino, e oito voltas para Junior masculino e Elite Feminino. No sábado, 19, esta programada a terceira etapa, com uma prova de estrada entre Água Vermelha/Santa Eudóxia/Água Vermelha (41,2 km), a partir das 8h, sendo que a Elite e a Junior Masculino cumprirão 82,4 km (duas voltas).

No domingo, dia 20, uma nova prova de circuito fechará as duas competições. Será no Damha, em circuito, com percurso de 9 km. Estão previstas três voltas para o Infanto-Juvenil, quatro para Juvenil, e dez para Elite Feminino e Junior Masculino, esta totalizando 72 km.