Carlos Eduardo Chinin está feliz por treinar no grupo que tem alguns dos melhores decatletas do Brasil, no Clube de Atletismo BM&FBOVESPA, e por voltar às competições depois de oito meses. Chinin fraturou o cotovelo do braço direito numa queda na prova do salto com vara (caiu fora do colchão), em 27 de maio de 2012, na disputa do Hypo Meeting, em Götzis, na Áustria, na tentativa de obter índice para a Olimpíada de Londres. Assustou os brasileiros ao ser removido da pista de helicóptero. Chinin compete - ao lado do companheiro de Clube de Atletismo BM&FBOVESPA, Luiz Alberto Cardoso de Araújo - no Meeting de Provas Combinadas de Tallinn, na Estônia, nesta sexta-feira e sábado (1 e 2/2).
Ainda fará o Campeonato Nacional de Provas Combinadas Indoor da República Checa, em Praga, dias 9 e 10 de fevereiro. Nas disputas indoor, os decatletas enfrentam o heptatlo. As sete provas são: 60 m rasos, salto em distância, arremesso do peso e salto em altura, no primeiro dia, e 60 m com barreiras, salto com vara e 1.000 m, no segundo dia.
Depois do acidente, Chinin perdeu o restante da temporada, mas teve tempo para se recuperar e fazer uma boa preparação para 2013. "Estou empolgado para competir. Desde que me recuperei do acidente na Áustria, venho treinando muito salto com vara e até melhorei os meus resultados. Saltar é uma motivação agora. Estou tranquilo com relação à prova. Não vou me afobar. Com tranquilidade, tudo vai dar certo", disse Chinin.
"Desde que voltou, ele quis treinar salto com vara, mostrando que está recuperado e muito bem. Se saltar o que está fazendo nos treinos, vai melhorar sua marca", afirmou o técnico Edemar Alves dos Santos.
Chinin já era atleta do Clube BM&FBOVESPA, mas não treinava junto com os demais decatletas da equipe, o que passou a fazer esta temporada. Ter ao lado os companheiros de prova ajudou. "O feedback, as informações, vêm de todos. Trocamos experiências, dicas sobre como melhorar o desempenho ou amenizar as dores", disse o atleta.
O grupo de decatletas do Clube de Atletismo BM&FBOVESPA tem Luiz Alberto Cardoso de Araújo, primeiro do ranking, Carlos Chinin e Anderson Venâncio. "Eles fizeram uma base muito boa, treinando desde outubro comigo e o Oleg (o ucraniano Oleg Ruiev, técnico estrangeiro contratado pela Confederação Brasileira de Atletismo)", explicou Edemar. "O Luiz está nesse intercâmbio com o Oleg há mais tempo. O Chinin, muito inteligente, veio este ano, mas pega as coisas muito rapidamente", disse Edemar, otimista com os resultados que Chinin e Luiz Alberto podem fazer na Europa.