Esporte & Cia

Sunday, Apr 28th

Last update:10:04:28 PM GMT

You are here:

Já no Mundial, Murer abre mão da temporada indoor

E-mail Imprimir PDF

A saltadora Fabiana Murer, que interrompeu a temporada indoor por causa de uma lesão no tendão de Aquiles da perna esquerda, já está de volta ao Brasil e vai intensificar tratamento com Cristiano Laurino, chefe da Comissão Médica do Clube de Atletismo BM&FBOVESPA. Fabiana sofre de tendinopatia, diagnosticada por exames clínicos e de imagem, e, recuperada, volta a competir em maio, na temporada ao ar livre.

Fabiana conseguiu índice para o Mundial de Moscou, que será em agosto, no salto com vara, na competição de Reno, nos Estados Unidos (4,60 m), marca que ainda melhorou em Moscou (4,65 m). Estava saltando em Donetsk, no sábado (9/2), quando sentiu dores fortes. "Nunca tive de parar uma sequência de competições por causa de uma lesão. Mas a temporada indoor é muito curta, com uma exigência maior do que em treinos, com uma competição muito perto da outra", disse Fabiana.

O técnico Elson Miranda observou que Fabiana superou duas vezes o índice para o Mundial e poderia fazer resultado melhor, mas foi impedida pelas dores. "Decidimos voltar a tempo de ela se recuperar para a temporada outdoor, já que não tem Mundial indoor ou nada muito importante em pista coberta."

"A tendinopatia é uma lesão que apareceu em decorrência de um processo de sobrecarga no tendão de Aquiles e começou a incomodar em dezembro. Fabiana estava em tratamento, os sintomas diminuíram e ela seguiu para a Europa. Mas, em Donetsk, as dores voltaram a aumentar e a orientei a deixar a prova", explica Cristiano Laurino, ortopedista do Clube.

Fabiana ficará de quatro a seis semanas fazendo fisioterapia e trabalho de fortalecimento. "Nesse período, vamos avaliar a resposta ao tratamento, pelos sintomas clínicos e por imagem. A infiltração de Plasma Rico em Plaquetas é um procedimento moderno, tenho boa experiência nesse tipo de tratamento e a previsão para a Fabiana é de melhora", acrescentou Cristiano.