A Seleção Brasileira Feminina de Handebol superou mais um adversário no Campeonato Pan-Americano, que está sendo disputado em Santo Domingo. Desta vez, a equipe verde e amarela derrotou a República Dominicana, com o placar de 37 a 22 (21 a 13 no primeiro tempo), e avançou às semifinais, em uma partida que agitou o Pavilhão do Handebol, com a presença da torcida pelas donas da casa.
Com 100% de aproveitamento, o Brasil termina a fase classificatória na liderança do grupo A, seguido pela República Dominicana, que também garantiu vaga na próxima etapa. Pelo B, a Argentina, que nesta noite enfrenta o Uruguai, também está em primeiro lugar. O adversário brasileiro agora, será definido de acordo com o resultado desse último confronto. A partida decisiva para a Seleção Brasileira está marcada para esta sexta-feira (7), às 16h (horário de Brasília). A grande final da competição será disputada no sábado (8).
A equipe do técnico dinamarquês Morten Soubak encontrou um pouco mais de dificuldade dessa vez. Ainda assim, conseguiu estar sempre à frente no placar, mesmo cometendo alguns erros técnicos, principalmente na parte defensiva. A central brasileira Ana Paula Rodrigues foi quem abriu o placar, mas não demorou para as donas da casa igualarem. O primeiro tempo foi marcado pelo equilíbrio. Aos dez minutos, o jogo estava com apenas um gol de diferença: 7 a 6 para as brasileiras. No segundo tempo, a equipe entrou com um ritmo melhor e conseguiu abrir uma vantagem maior, para fechar em 37 a 22.
Para Ana Paula, artilheira da partida com sete gols, ao lado de Samira, o Brasil pecou em alguns aspectos durante o jogo, tornando mais difícil terminar com um placar tão elástico quanto os das primeiras partidas. "Este foi o primeiro duelo que nos impôs um pouco mais de dificuldade. Demoramos para entrar no jogo e a nossa defesa falhou bastante no primeiro tempo. Depois, conseguimos melhorar a defesa e encaixar melhor os contra-ataques", analisou. Com relação a ser a maior goleadora da partida, a central conta que o resultado foi fruto de bastante esforço. "Aproveitei as oportunidades que tive durante a partida. Trabalhei bastante para conseguir", concluiu.
O técnico da Seleção Brasileira, Morten Souabak, afirma que a equipe deixou um pouco a desejar contra a República Dominicana. "Esse foi um confronto diferente dos outros. As adversárias estavam bem, enquanto nós não entramos muito bem. Tivemos muitos problemas, principalmente na defesa, depois conseguimos melhorar, mas temos várias coisas para corrigir para o próximo", avaliou o dinamarquês.
Gols do Brasil:
Samira (7), Ana Paula (7), Alexandra (6), Fernanda (6), Dara (2), Daniela (2), Amanda (2), Jéssica (2), Deonise (2) e Débora Hannah (1).
Seleção Feminina de Handebol
Goleiras - Bárbara Elisabeth Arenhardt (Hypo Nö-Áustria) e Mayssa Raquel Pessoa (HK Dínamo Volgograd-Rússia).
Pontas - Alexandra Priscila do Nascimento (Hypo Nö-Áustria), Fernanda França da Silva (Hypo Nö-Áustria), Jéssica da Silva Quintino (EC Pinheiros-SP) e Samira Pereira da Silva Rocha (Zvezda Zvenigorod-Rússia).
Armadoras - Amanda Claudino de Andrade (AA Universitária/Concórdia-SC), Deonise Fachinello Cavaleiro (Hypo Nö-Áustria), Juliana Malta Varela de Araújo (Metodista/São Bernardo-SP) e Patrícia Batista da Silva (Toulon-França).
Centrais - Ana Paula Rodrigues Belo (Hypo Nö-Áustria), Deborah Hannah Pontes Nunes (Metodista/São Bernardo-SP) e Francielle Gomes da Rocha (ACD/Estrela de Guarulhos-SP).
Pivôs - Daniela de Oliveira Piedade (Rokometni Klub Krim-Eslovênia), Débora Rodrigues Feitoza (Metodista/São Bernardo-SP) e Fabiana Carvalho Diniz (Hypo Nö-Áustria).
Comissão técnica
Técnico: Morten Soubak
Assistente: Alex Aprile
Fisioterapeuta: Marina Gonçalves Calister
Nutricionista: Júlia do Valle Bargieri
Psicóloga: Alessandra dos Santos Dutra
Supervisora: Rita Orsi
Diretor de Seleções: Vitor Martinez
Programação
Horário de Brasília
* Os horários poderão sofrer alterações
Sábado (1º)
México 36 x 16 Costa Rica
Argentina 37 x 14 Canadá
Brasil 44 x 10 Estados Unidos
Venezuela 30 x 35 Paraguai
Domingo (2)
Canadá 25 x 31 Uruguai
Estados Unidos 11 x 27 República Dominicana
Paraguai 10 x 32 Argentina
Brasil 59 x 7 Costa Rica
Segunda-feira (3)
Canadá 23 x 28 Paraguai
Uruguai 36 x 34 Venezuela
República Dominicana 27 x 26 México
Estados Unidos 30 x 13 Costa Rica
Terça-feira (4)
Paraguai 24 x 23 Uruguai
Venezuela 20 x 38 Argentina
Costa Rica 15 x 39 República Dominicana
Brasil 48 x 18 México
Quarta-feira (5)
Venezuela x Canadá
México x Estados Unidos
Brasil 37 x 22 República Dominicana
Argentina x Uruguai
Sexta-feira (7)
Semifinais
Sábado (8)
Finais