Esporte & Cia

Monday, Apr 29th

Last update:10:04:28 PM GMT

You are here:

Seletivas estaduais dos JEESP - Ciclismo começam em agosto

E-mail Imprimir PDF

A fase decisiva dos Jogos Escolares do Estado de São Paulo, modalidade ciclismo, vai começar. No próximo dia 10 serão realizadas a Seletiva Estadual Mirim e a Final Estadual Pré-Mirim, ambas programadas para o Conjunto Desportivo Constancio Vaz Guimarães, na Rua Manoel da Nóbrega, 1361, Paraíso, na capital paulista. Cerca de 150 jovens, selecionados nas seletivas regionais, participarão do evento. Trata-se da nova geração do esporte e que vem sendo trabalhado para brilhar em competições nacionais e internacionais.

Os Jogos Escolares do Estado de São Paulo são uma realização do Governo do Estado de São Paulo, através da Secretaria de Esportes, Lazer e Juventude, com organização e administração da Federação Paulista de Ciclismo. O projeto visa descobrir novos valores para o esporte nacional. Os participantes da Seletiva Mirim brigam por duas vagas nos Jogos Escolares da Juventude - Etapa nacional e de responsabilidade do Comitê Olímpico Brasileiro (COB). Já os atletas do Pré-Mirim pela definição do campeão estadual.

Após sete seletivas regionais, em Pereira Barreto, Guaiçara, Ribeirão Preto, Araraquara, Piedade, Jundiaí e Guarujá, os cinco mais bem classificados, no masculino e feminino, chegam para a seletiva estadual. A seletiva infantil será em setembro.

A programação oficial começa na sexta-feira, dia 9, com a liberação do alojamento aos atletas. No sábado, dia 10, a retirada dos numerais será das 7h às 8h, com início das competições à 9h. As provas do Pré-Mirim serão em grupo seletivas e uma bateria final que apontará os campeões estaduais. Já a seletiva Mirim será em provas de grupo e de 500m contrarrelógio. A seleção de São Paulo será formada pelo campeão e pela campeã dos 500m contrarrelógio e da prova em grupo.

O calendário é o seguinte:

1ª Seletiva Regional - 24/04 - Pereira Barreto
2ª Seletiva Regional - 08/05 - Guaiçara
3ª Seletiva Regional - 15/05 - Ribeirão Preto
4ª Seletiva Regional - 22/05 - Araraquara
5ª Seletiva Regional - 12/06 - Piedade
6ª Seletiva Regional - 19/06 - Jundiaí
7ª Seletiva Regional - 26/06 - Guarujá

Seletiva Estadual Mirim - 10/08 - São Paulo
Seletiva Estadual Infantil - 28 e 29/09 - São Paulo

Sobre o evento

Os Jogos Escolares do Estado de São Paulo (JEESP) são destinados aos alunos das Unidades Escolares de Ensino Fundamental e Médio das Redes Pública Estadual, Pública Municipal, Particular, além das Escolas Técnicas Estaduais e Federais. Os evento selecionará atletas para as participações nas principais disputas da categoria, como os Jogos Escolares da Juventude - Etapa nacional.

O evento, gratuito e com todo o suporte técnico necessário, ainda seleciona atletas a fim de os contemplar para o Programa Bolsa Talento Esportivo e para vagas nos Centros de Excelência do Estado, além de participarem de competições do Comitê Olímpico Brasileiro, tendo a chance de mostrar seu valor. Vale ressaltar que, em todas as etapas, serão disponibilizadas bicicletas de competição gratuitamente aos alunos participantes, que poderão ser retiradas na arena de largada de cada competição.

Os Jogos Escolares do Estado de São Paulo são uma realização do Governo do Estado de São Paulo, através da Secretaria de Esportes, Lazer e Juventude, com organização e administração da Federação Paulista de Ciclismo.