Esporte & Cia

Tuesday, Apr 16th

Last update:10:04:28 PM GMT

You are here:

A Copa Intercontinental de Clubes do Basquetebol/13

E-mail Imprimir PDF

A Copa Intercontinental de Clubes está oficialmente lançada. Em coletiva de imprensa realizada na quinta-feira (22/08), no Esporte Clube Pinheiros, em São Paulo (SP), o confronto entre o Pinheiros, atual campeão da Liga das Américas, e o Olympiacos, da Grécia, dono do título da última temporada da Euroliga, teve suas atividades abertas.

Disputada entre os anos de 1966 e 1987 - somente entre 1971 e 1973 a competição não foi realizada -, a Copa Intercontinetal chegou a ser revivida em 1996, mas não teve continuidade. Agora, em 2013, o torneio está de volta e o novo campeão sairá do duelo entre o clube da capital paulista e o time grego.

"Quero parabenizar o Pinheiros por ser o atual campeão da Liga das Américas e também por ser sede da Copa Intercontinental. Já se jogaram muitas Copas, mas ela estava parada porque não existia a Liga das Américas. Mas agora Liga das Américas está em sua sexta edição e além disso ajuda a potencializar as ligas nacionais. Organizar a Liga das Américas não é uma tarefa fácil, mas pouco a pouco estamos caminhando. Também quero agradecer a Euroliga por ter aceitado esse convite", disse o secretário geral da Fiba Américas, Alberto García.

Junto da presença do mandatário da FIBA Américas, o evento contou com as participações do presidente do Esporte Clube Pinheiros, Luís Eduardo Dutra, do diretor institucional da Liga Nacional de Basquete (LNB), Kouros Monadjemi, do vice-presidente da LNB e diretor de esportes olímpicos do Pinheiros, João Fernando Rossi, do diretor técnico da Confederação Brasileira de Basketball (CBB), Vanderlei Mazzuchini, e do secretário de esportes de Barueri, Paulo Sérgio Nascimento.

"A retomada da Copa Intercontinetal é uma ótima oportunidade de crescimento e de intercâmbio para a modalidade. Para o Pinheiros é motivo de muito orgulho, já que se trata de um evento muito significativo. O Pinheiros é um clube reconhecido na formação de atletas, tanto em esporte individuais como em coletivos. Hoje, temos mais de 150 atletas nas categorias de base do basquete e essa classificação para disputar o título mundial é resultado de um projeto sério e comprometido. Vamos medir forças com um dos principais clubes do mundo e estou certo de que a equipe irá representar muito bem não só o Pinheiros, mas como todo o basquete brasileiro", disse o presidente pinheirense.

Além das personalidades, o técnico do clube da capital paulista, Cláudio Mortari, que já se sagrou campeão da Copa Intercontinenal, em 1979, à frente do Esporte Clube Sírio, e os atletas Shamell, MVP (jogador mais valioso) da conquista pinheirense na Liga das Américas, Rafael Mineiro, melhor ala/pivô do NBB 2012/2013, o jovem Lucas Dias, umas das maiores promessas do basquete brasileiro, e Jonathan Tavernari também estiveram presentes no evento.

Disputada em duas partidas - em caso de uma vitória para cada lado, o campeão será o time com o triunfo com a maior diferença no placar -, a Copa Intercontinental de Clubes 2013 terá como sede a cidade de Barueri, localizada a 26 quilômetros da capital paulista

O local que abrigará o confronto entre Pinheiros e Olympiacos será o Ginásio Poliesportivo José Corrêa. O primeiro jogo acontecerá no dia 04 de outubro (sexta-feira), às 20h30 (de Brasília), enquanto que o duelo decisivo será disputado no dia 06 de outubro (domingo), às 14 horas (de Brasília).

"Para nós, de Barueri, é com imenso prazer que receberemos essa competição e tenho certeza que daremos toda a estrutura necessária para as duas equipes. Nessa nossa nova gestão estamos envolvendo todos as modalidades. Recentemente, sediamos pela primeira vez os Jogos Regionais e agora estamos nos candidatando para receber os Jogos Abertos de 2015. Também é importante ressaltar nosso trabalho no basquete, e inclusive um dos meninos revelados em Barueri está atuando pelo Pinheiros", comentou o ex-jogador de futebol Paulo Sérgio, secretário de Esportes de Barureri.

Com cinco temporadas realizadas em sua história, o NBB estará representado no torneio que valerá o título mundial. Participante de todas as edições da maior competição de basquete do país, o Pinheiros teve a chance de disputar e vencer a Liga das Américas 2013 para chegar à disputa da Copa Intercontinental por conta do terceiro lugar conquistado na temporada 2011/2012 do campeonato nacional.

"Eu sempre falo que a Copa Intercontinental de Clubes é a realização de um sonho. Estou olhando aqui e vejo que o campeão das Américas é brasileiro. Há quatro ou cinco anos falavam que o basquete brasileiro estava sucateado e hoje nós somos campeões das Américas. Vamos realizar um torneio em nosso país, que definirá a melhor equipe do mundo, com um confronto entre o melhor das Américas e o melhor da Europa e isso é motivo de muito orgulho para nós", disse Kouros, primeiro presidente da história da LNB.