O jogo estava truncado, com baixa produção ofensiva das duas equipes. Foi então que o Pinheiros deslanchou na parcial final. Liderado por Bruno Caboclo, autor de 15 pontos no último quarto, com direito a uma incrível sequência de dez tentos consecutivos, o jovem time da capital paulista mostrou muita maturidade, superou o Brasília, neste sábado, pelo placar de 66 a 52, e se garantiu na fase final da LDB 2013.
O resultado positivo manteve o clube pinheirense na quarta posição da tabela de classificação, agora com 59 pontos, número que garante matematicamente um lugar para a equipe no grupo dos oito primeiros colocados. Mesmo com a derrota, o Brasília, que soma 58 pontos, também está perto de confirmar vaga na etapa decisiva da competição Sub-22 e terá que vencer apenas um dos seus quatro últimos compromissos na fase de classificação para seguir na briga pelo título.
Decisivo para o triunfo pinheirense, Caboclo fechou sua participação no jogo com 21 pontos, além de apanhar dez rebotes para garantir o duplo-duplo. O atleta ainda distribuiu expressivos sete tocos e estabeleceu um novo recorde do fundamento em uma só partida da LDB na história. Quem também teve alta parcela de contribuição para o resultado foi o ala/armador Humberto. O jogador mostrou muita consistência, também registrou dois dígitos em pontos (16) e rebotes (dez) e ainda somou seis assistências e quatro bolas recuperadas.
"Senti que precisávamos fazer alguma coisa diferente no último quarto para vencermos. O jogo estava travado e não estávamos conseguindo deslanchar. Conseguimos ser mais agressivos no quarto período e depois que assumimos a liderança do placar não deixamos mais o ritmo cair", disse Caboclo.
A LDB (Liga de Desenvolvimento de Basquete) é uma competição organizada pela Liga Nacional de Basquete (LNB) em parceria com o Ministério do Esporte e tem a chancela da Confederação Brasileira de Basquete (CBB).
Sport supera líder Flamengo
O Sport Club do Recife encerrou sua participação na quarta etapa da LDB 2013 com um importante resultado. Ao lado de seu torcedor, que compareceu em bom número ao Ginásio Jorge Maia, o time pernambucano venceu o líder Flamengo, por 70 a 61, e se manteve brigo na disputa por uma vaga na próxima fase do maior campeonato de base do basquete brasileiro.
Depois de perder três dos quatro jogos que disputou em casa, o time dirigido pelo técnico Ricardo de Oliveira mostrou outra postura no duelo contra os cariocas e saiu vencedor. O grande destaque individual da equipe nordestina foi o ala/pivô Érick, cestinha do jogo, com 29 pontos. O ala Breno, autor de 12 pontos, e o armador Vitinho, que registrou dez pontos, seis rebotes e cinco assistências, também tiveram boas participações no triunfo do clube do Recife.
"É um jogo que qualquer equipe quer vencer. Estávamos diante do líder do campeonato e era nossa chance de tentar recuperar o que perdemos nas partidas anteriores. Tivemos um bom desempenho e conseguimos ficar com a vitória. Agora temos um novo ânimo para seguir acreditando na classificação", disse Érick.
O triunfo conquistado neste sábado levou o Sport a 53 pontos na tabela de classificação e, além de ter que vencer seus compromissos na última etapa, a equipe terá que torcer por resultados negativos de seus concorrentes para assumir uma vaga no G-8. Enquanto isso, mesmo com a derrota, o Flamengo, que atuou desfalcado do trio Gegê, Diego e Douglas, segue na liderança da competição, agora com 66 pontos ganhos.
Basquete Cearense vence a 5ª e se aproxima do líder
O Basquete Cearense aproveitou o tropeço do líder Flamengo para diminuir a diferença entre as equipes na tabela. De volta ao segundo lugar, o time da cidade de Fortaleza bateu o Tijuca Tênis Clube, por 80 a 55 e chegou a seu quinto resultado positivo no campeonato.
Com a vitória, a equipe comandada pelo técnico Flávio Espiga chegou a 63 pontos ganhos e superou o Minas Tênis Clube, agora na terceira posição. Além de recuperar a posição perdida momentaneamente por conta de o clube de Belo Horizonte ter feito suas partidas da quarta etapa antes, o esquadrão do Ceará diminuiu a diferença para o líder Flamengo, que soma 66 pontos.
Depois de um bom primeiro tempo equilibrado, o Basquete Cearense contou com um bom terceiro quarto, vencido por 24 a 12, para encaminhar sua vitória. O destaque na parcial ficou por conta do ala Lucas, que converteu três tiros da linha de três pontos fundamentais para a arrancada da equipe. Ao todo, o jogador marcou 15 pontos na partida e ficou atrás somente do ala/armador Victor Gusmão, autor de 20 pontos.
Enquanto isso, o São José está muito perto de confirmar vaga na fase final. O time do interior paulista conquistou um tranquilo triunfo sobre o Vitória, pelo placar de 80 a 58, chegou a 57 pontos na tabela de classificação e precisa agora de apenas uma vitória nos quatro jogos que fará na quinta e última etapa para assegurar um lugar entre os oito classificados para a fase decisiva do maior campeonato de base do basquete brasileiro.
Com um bom jogo coletivo, São José contou com cinco atletas com dígitos duplos na pontuação para sair vencedor. O destaque ficou por conta do pivô Zezão, que marcou 17 pontos e ainda apanhou dez rebotes para somar um duplo-duplo, assim como o ala/pivô Lucão, autor de 13 pontos e 11 rebotes. O ala Gustavo marcou 14 pontos e ainda registrou oito assistências e seis rebotes, enquanto que seu companheiro de posição Chandler somou 12 pontos e oito rebotes. Para fechar, o armador Gabriel deixou a quadra com dez pontos.
Por sua vez, o Paulistano manteve vivo o sonho de se classificar. O time comandado pelo técnico venceu o Náutico, sem sustos, pelo placar de 84 a 58 e atingiu a marca de 53 pontos ganhos. Para avançar à etapa final da LDB 2013, a equipe da capital paulista terá que vencer todos os seus compromissos na etapa derradeira da fase de classificação e ainda torcer por tropeços de seus concorrentes.
"Foi uma vitória muito importante para nós. Queríamos sair daqui (Recife) com cinco vitórias, mas não conseguimos. Mas o importante é que ainda estamos na briga. Enquanto tivermos chances, vamos lutar com todas as nossas forças. Temos um time muito jovem, inclusive com três garotos de 16 anos, mas não vamos desistir", disse o técnico Beto.
Sequência
A LDB 2013 voltará à ação no dia 30 de outubro para a realização da quinta e última etapa da fase de classificação. Com quatro sedes simultânes - Bauru, Belo Horizonte, Fortaleza e São Paulo - as disputas acontecerão até o dia 03 de novembro e definirão quais equipes se juntarão aos já classificados Flamengo, Basquete Cearense, Minas Tênis Clube e Pinheiros na fase final da competição.
Confira os resultados da última rodada da quarta etapa da LDB 2013:<
12/10 (sábado)
São José 80 x 58 Vitória
Pinheiros 67 x 52 Brasília
Flamengo 61 x 70 Sport Club do Recife
Paulistano 84 x 58 Náutico
Tijuca Tênis Clube 55 x 80 Basquete Cearense