Esporte & Cia

Thursday, Mar 28th

Last update:10:04:28 PM GMT

You are here:

Brasil brilha no Mundial Feminino de Handebol

E-mail Imprimir PDF

A Arena Kombank, em Belgrado, na Sérvia, foi palco de um grande passo da Seleção Feminina de Handebol no Campeonato Mundial, que está sendo disputado no País. A equipe derrotou a Holanda pelas oitavas de final e garantiu uma vaga na disputa das quartas contra a Hungria, na próxima quarta-feira (18). Depois de uma partida nervosa, as brasileiras conseguiram errar menos que as adversárias e fechar o placar em 29 a 23 (16 a 14 no primeiro tempo). A central Ana Paula foi a artilheira, com sete gols e também foi escolhida a melhor em quadra. O próximo confronto desta fase eliminatória está marcado para as 14h30 (horário de Brasília), com transmissão ao vivo do canal Esporte Interativo.

As duas equipes começaram com muitos erros de passe, demostrando um pouco de nervosismo. Pouco a pouco, os contra-ataques começaram a funcionar melhor e o Brasil assumiu  a liderança do jogo. Com algumas falhas na defesa brasileira, a Holanda conseguiu se encontrar e depois passar à frente. O técnico Morten Soubak pediu tempo e, depois disso, a defesa e o ataque melhoraram, fazendo com que o Brasil abrisse uma vantagem de quatro gols. A entrada da goleira Bárbara Arenhart foi um ponto alto, impedindo que as bolas das adversárias entrassem. No final do primeiro tempo, a Holanda pressionou mais e conseguiu fazer mais dois, diminuindo a diferença. Na segunda parte, a defesa brasileira melhorou consideravelmente e ainda contou, mais uma vez, com uma grande atuação de Babi. Esse fator fez com que os contra-ataques melhorassem também, aumentando a vantagem no placar para seis gols. No final da partida, as holandesas já não tiveram muita força para lutar por uma reação e o Brasil teve apenas que administrar o resultado, tendo paciência nos ataques.

Esse foi um passo importante para a equipe, porém, o treinador deixa claro que ainda há muito trabalho pela frente e que existem pontos que merecem atenção para o próximo duelo. "Claro que estamos satisfeitos com o resultado, mas não acredito que fizemos o mesmo jogo nos dois tempos. Tivemos uma boa diferença nos 20 primeiros minutos do primeiro período e a nossa goleira teve uma grande atuação mais uma vez. No segundo tempo tivemos mais êxito para resolver e aproveitamos isso até o final do jogo.
Acho que não conseguimos fazer uma partida tão boa quanto fizemos contra a Dinamarca e a Sérvia, além disso, as duas equipes entraram muito nervosas. Os primeiros 15 minutos mostraram isso, porque ambas sabiam a importância desse jogo. Era um confronto para quem errasse menos", analisou Morten.

O técnico também destaca vários pontos positivos, principalmente a garra e concentração da equipe. "Um momento bem importante foi quando conseguimos acertar melhor a defesa e abrir quatro gols. Para mim, o melhor foi que mesmo caindo e errando, ninguém se entregou em nenhum momento e, taticamente, a equipe fez tudo que tínhamos preparado."

A central Mayara Moura confessou o nervosismo da equipe por ser uma decisão tão importante.  "Foi um jogo em que as duas equipes começaram muito nervosas e ganhou quem errou menos. É normal por ser as oitavas, pois quem perdesse estaria fora. Depois, mostramos a raça brasileira, uma das nossas característica mais fortes. Estamos muito felizes por essa vitória, mas sabemos que ainda não ganhamos nada. Agora, todos os jogos serão tensos, porque não se pode perder. Nosso objetivo é tentar uma medalha. Temos que trabalhar para o nervosismo não atrapalhar", disse a atleta paranaense.  Sobre as próximas adversárias, ela destaca que é uma equipe de muita qualidade e que, certamente, está pronta para um jogo muito equilibrado. "Participamos de um torneio que contou com a Hungria, em outubro, e vencemos por 28 a 26, ou seja, uma diferença pequena. É uma adversário forte e temos que estudá-lo bem. No último Mundial fomos eliminadas nas quartas de final e nosso sentimento é de poder reverter o que passou em 2011 no Brasil. Nossa equipe merece uma medalha e vamos guerrear para consegui-la."

O técnico da Holanda, Henk Groener, apontou várias falhas em seu time, ao final do confronto.  "Demos ao Brasil uma grande briga e não tivemos um grande controle ofensivo, o que nos custou caro nos primeiros minutos. Perdemos muito tempo na segunda parte e também muitas oportunidades. Não jogamos da melhor forma técnica como poderíamos, mas foi um grande mérito do Brasil. Estamos muito tristes por não poder seguir adiante nesse campeonato."

Gols do Brasil - Ana Paula (7), Duda (6), Alexandra (5), Fernanda (3), Samira (2), Daniela (2), Deonise (2), Dara (1) e Mayara (1).

Tabela e resultados do grupo B
(horário de Brasília)

Sexta-feira (6)
Sérvia 28 x 26 Japão

Sábado (7)
Brasil 36 x 20 Argélia
Dinamarca 44 x 21 China

Domingo (8)
China 21 x 34 Brasil
Argélia 14 x 34 Sérvia
Japão 25 x 29 Dinamarca

Terça-feira (10)
China 27 x 33 Japão
Brasil 25 x 23 Sérvia
Dinamarca 38 x 20 Argélia

Quarta-feira (11)
Brasil 24 x 20 Japão
Argélia 27 x 25 China
Sérvia 23 x 22 Dinamarca

Sexta-feira (13)
Japão 32 x 23 Argélia
Sérvia 32 x 18 China
Dinamarca x Brasil

Oitavas de final

Domingo (15)
Alemanha 29 x 21 Angola
França 27 x 19 Japão
Polônia 31 x 29 Romênia
Dinamarca 22 x 21 Montenegro

Segunda-feira (16)
Hungria 28 x 21 Espanha
Brasil 29 x 23 Holanda
18h15 - Noruega x República Tcheca
18h45 - Coreia x Sérvia

Seleção Brasileira Feminina de Handebol

Goleiras - Bárbara Arenhart (Hypo Nö - Áustria) e Mayssa Pessoa (HK Dínamo Volgograd - Rússia).

Armadoras - Amanda Claudino de Andrade (Supergasbras/UNC/Concórdia-SC), Deonise Fachinello Cavaleiro (Hypo Nö - Áustria), Eduarda Amorim (Gyori Audi ETO - Hungria) e Karoline Helena de Souza (Team Tvis Holstebro - Dinamarca).

Centrais - Ana Paula Rodrigues Belo (Hypo Nö - Áustria), Deborah Hannah Pontes Nunes (Metodista/São Bernardo-SP e Mayara Fier de Moura.

Pontas - Alexandra Priscila do Nascimento (Hypo Nö - Áustria), Fernanda França da Silva (Hypo Nö - Áustria), Samyra Pereira da Silva Rocha (Mios Biganos Handball - França) e Mariana Costa (Team Vendyssel - Dinamarca).

Pivôs - Daniela de Oliveira Piedade (Rokometni Klub Krim - Eslovênia), Elaine Gomes Barbosa (Força Atlética-GO) e Fabiana Carvalho Diniz (Hypo Nö - Áustria).

Comissão técnica

Técnico: Morten Soubak
Assistente técnico: Alex Aprile
Supervisora: Rita Orsi
Médico: Leandro Gregorut Lima
Fisioterapeuta: Marina Gonçalves Calister
Nutricionista: Júlia do Valle Bargieri
Psicóloga: Alessandra Dutra
Massoterapeuta: Aparecida da Rocha Pereira Alves