Esporte & Cia

Saturday, Apr 20th

Last update:10:04:28 PM GMT

You are here:

NBB - Flamengo é o novo líder da temporada 13/14

E-mail Imprimir PDF

O Flamengo é novo líder do NBB 2013/2014. Com uma atuação de gala de Marcelinho Machado, o time rubro-negro levou a melhor sobre o Mogi das Cruzes, com tranquilidade, neste sábado, no Ginásio do Tijuca Tênis Clube, por 92 a 76, e contou com a derrota do Limeira na rodada para assumir o topo da tabela de classificação do maior campeonato de basquete do país.

Grande responsável pelo triunfo rubro-negro, Marcelinho registrou um novo recorde de tiros de três pontos certeiros na temporada, ao converter oito tiros de longa distância (em 13 tentativas - 61,5% de aproveitamento). No total, o capitão flamenguista fechou sua participação na partida com 35 pontos.

Outra figura importante para o time dirigido pelo técnico José Neto somar o décimo triunfo em 13 partidas realizadas, mesma campanha dos limeirenses - os cariocas levam a melhor no confronto direto - foi o pivô norte-americano Jerome Meyinsse, dono de 22 pontos, com direito a um aproveitamento de 88% nos arremessos.

O Limeira, que segue empatado com a mesma campanha do Flamengo, sofreu uma derrota para o Franca, por 80 a 64. Depois de vencer pela segunda vez seguida na competição nacional, os francanos seguem dentro da zona de classificação aos playoffs, com uma campanha de seis vitórias e seis derrotas (50% de aproveitamento). O cestinha foi o ala/pivô Lucas Mariano, com 17 tentos, seguido pelo pivô Paulão e pelo ala norte-americano Eddie Basden, que marcaram 16 e 15 pontos, respectivamente

Logo atrás de Flamengo e Limeira, a dupla da capital de São Paulo, Paulistano e Pinheiros também venceram seus confrontos e estão empatadas na tabela de classificação do NBB com 10 vitórias em 14 jogos (71,4%).

O time comandado pelo técnico Gustavo De Conti superou a Liga Sorocabana, em casa, por 96 a 70, no confronto que marcou o reencontro dos norte-americanos Dawkins e Holloway com a equipe de Sorocaba. A dupla se destacou com 17 e 13 pontos, respectivamente, mas o grande nome da partida foi o ala Pedro, que anotou 19 pontos, sendo cinco bolas de 3.

Já o Pinheiros foi a Belo Horizonte e venceu o Minas Tênis Clube por 75 a 66. O ala norte-americano Shamell, além de ser o cestinha do jogo, com 21 pontos, apanhou mais dez rebotes e registrou um duplo-duplo. Com 19 pontos e sete rebotes, o ala/pivô Rafael Mineiro também teve bom papel no duelo.

Quarta seguida

A boa fase do Brasília foi mantida. Neste sábado, a equipe da capital federal foi até o Ginásio Lineu de Moura, mostrou sua força e venceu pela quara vez seguida no NBB 2013/2014, ao superar o São José, por 87 a 77. Com o resultado, o time candango mantém sua arrancada na competição e agora já ocupa a sétima posição, com um total de oito triunfos e seis derrotas.

O grande destaque da vitória do Brasília ficou por conta do armador Nezinho, cestinha da equipe, com 21 pontos, oriundos de sete tiros de três pontos certeiros. Quem também teve participação decisiva no êxito dos candangos foi o ala Arthur, autor de 18 pontos, sendo 15 deles durante o segundo tempo.

Quem também conseguiu uma grande vitória fora de casa foi o Uberlândia, que bateu o Bauru por 76 a 74 com muita emoção. Homem do jogo, o pivô Lucas Cipolini anotou o arremesso decisivo do jogo e foi o maior pontuador de sua equipe, 20 pontos.

"Fiquei confiante no arremesso e felizmente consegui acertar. Última bola é última bola, mas o que vale é a vitória. Conseguimos fazer tudo certo hoje, foi um jogo muito difícil, Bauru foi muito bem, mas com certeza esse resultado será muito importante lá na frente", declarou Cipolini.

Na briga pelos playoffs, o Palmeiras venceu o Espírito Santo Basquetebol por 95 a 90. Essa foi a sétima vitória do time alviverde em 14 jogos disputados na temporada. O resultado positivo veio graças ao bom desempenho do ala/armador Guto, cestinha do jogo com 24 pontos, e do ala norte-americano Wiggins, que anotou 18 pontos e foi peça importante na virada do time paulista no último quarto. Pela equipe capixaba, o armador Rashaun foi o destaque com 19 pontos.

Fechando a rodada, o Macaé Basquete voltou a sorrir no NBB 2013/2014. Após perder os últimos seis confrontos na competição, o time do Rio de Janeiro superou o Basquete Cearense, em casa, por 80 a 74, e conquistou o primeiro resultado positivo no ano de 2014.

Essa também foi a quarta vitória do time de Macaé em 13 partidas disputadas no NBB (30,7% de aproveitamento). O ala/armador Duda Machado foi o grande nome da partida ao anotar 23 pontos. Quem também se destacou pelo Macaé Basquete foi o argentino Espinoza, que marcou 19 pontos e nove rebotes, ficando bem perto de um duplo-duplo.

Confira os resultados dos jogos deste sábado no NBB:
11/01 (sábado)

Minas Tênis Clube 66 x 75 Pinheiros/SKY
Flamengo 92 x 76 Mogi das Cruzes/Helbor
Paschoalotto/Bauru 74 x 76 Unitri/Magazine Luiza
São José/Unimed 77 x 87 Uniceub/BRB/Brasília
Paulistano/Unimed 96 x 70 Liga Sorocabana
Winner/Kabum/Limeira 64 x 80 Vivo/Franca
Espírito Santo 90 x 95 Palmeiras/Meltex
Macaé Basquete 80 x 74 SKY/Basquete Cearense