Esporte & Cia

Saturday, Apr 20th

Last update:10:04:28 PM GMT

You are here:

Meninos do Handebol abrem Sul-Americano com vitória

E-mail Imprimir PDF

Os Jogos Sul-Americanos começaram para o handebol brasileiro. Neste sábado (8), a equipe masculina fez uma boa estreia contra a Vanezuela e fechou o placar em 36 a 19 (18 a 8 no primeiro tempo), no Gimnasio Polideportivo de Viña del Mar, no Chile. O técnico Jordi Ribera pôde fazer um bom rodízio com os atletas, incluindo os jovens convocados para o desafio, que se saíram muito bem, mantendo um ritmo forte durante a partida. A Seleção Masculina vai em busca do bicampeonato da competição e também de uma das vagas para os Jogos Pan-Americanos, em 2015, no Canadá. Na segunda-feira (10), os brasileiros enfrentam os uruguaios, às 17h (horário de Brasília), pela segunda rodada.

O Brasil abriu o placar com dois gols do armador José Guilherme e conseguiu garantir uma boa vantagem já no início da partida. O ritmo não muito acelerado dos adversários também fez os brasileiros pisarem no freio e trabalharem bastante as jogadas. O grupo conseguiu impedir que a Venezuela avançasse muito, a ponto de impor algum perigo. No segundo tempo, o importante foi administrar a diferença para garantir os primeiros pontos no campeonato.

O técnico Jordi Ribera aprovou o desempenho do time, apesar de fazer algumas ressalvas, principalmente sobre o segundo tempo. "Essa foi uma partida para que todos pudessem jogar. Já nos primeiros 30 minutos, conseguimos colocar 15 dos 16 atletas em quadra. O primeiro tempo foi melhor. Eles estiveram mais efetivos na defesa e, com exceção de alguns arremessos, o ataque também foi bastante bom. Na segunda parte, estivemos um pouco mais desorganizados, falhamos nos arremessos e a defesa foi mais incerta, por isso, não foi tão bom. Acho que o objetivo do primeiro jogo foi cumprido, que era que todo mundo estivesse em quadra e agora, temos que pensar no jogo seguinte."

O capitão da equipe brasileira, Fernando Pacheco, o Zeba, comentou sobre alguns pontos que devem ser melhorados para a sequência da competição. "Na estreia sempre acontecem algumas coisas que não esperamos. Defensivamente não fomos muito bem. Poderíamos ter ido melhor. Mas estreia é assim mesmo, o placar foi até bem elástico e isso é importante. Também estamos em começo de temporada. Treinamos bastante, mas começamos a jogar agora. Ainda falta um pouco de ritmo, principalmente na defesa, mas o resultado foi bom."

Feminino - A Seleção Feminina inicia a disputa neste domingo (9), às 19h, contra as donas da casa, no Gimnasio Polideportivo de Viña del Mar. As atuais campeãs mundiais querem manter a hegemonia na América do Sul e garantir mais uma medalha de ouro para o País. Esta é a primeira vez que a equipe entra em quadra depois da conquista do ouro no Mundial.

Tabela - Feminino
(horário de Brasília)

Sexta-feira (7)
14h - Paraguai x Argentina
16h - Chile x Uruguai

Domingo (9)
17h - Uruguai x Paraguai
19h - Chile x Brasil

Terça-feira (11)
17h - Argentina x Uruguai
19h - Brasil x Paraguai

Quinta-feira (13)
17h - Argentina x Brasil
19h - Paraguai x Chile

Sábado (15)
17h - Uruguai x Brasil
19h Chile x Argentina

Tabela Masculino
(horário de Brasília)

Sábado (8)
Brasil 36 x 19 Venezuela
17h - Uruguai x Paraguai
19h - Argentina x Chile

Segunda-feira (10)
15h - Venezuela x Paraguai
17h - Uruguai x Brasil
19h - Chile x Colômbia

Quarta-feira (12)
15h - Brasil x Paraguai
17h - Colômbia x Argentina
19h - Venezuela x Uruguai

Sexta-feira (14)
15h - 3° grupo A x 4º grupo B
17h - 1° grupo A x 2º grupo B - semifinal
19h - 2º grupo B x 1º grupo A - semifinal

Domingo (16)
15h - 3° grupo B x 3° grupo A
17h - disputa do bronze
19h - disputa do ouro

Seleção Feminina

Goleiras - Bárbara Arenhart (Hypo Nö-Áustria) e Jéssica Oliveira (Supergasbras/UNC/Concórdia-SC).

Armadoras - Amanda Claudino de Andrade (Supergasbras/UNC/Concórdia-SC), Deonise Fachinello Cavaleiro (Hypo Nö-Áustria) e Patrícia Batista da Silva (Toulon-França).

Centrais - Ana Paula Rodrigues Belo (Hypo Nö-Áustria), Deborah Hannah Pontes Nunes (Metodista/São Bernardo-SP), Francielle Gomes da Rocha (Hypo Nö-Áustria) e Mayara Fier de Moura (Blumenau/FURB-SC).

Pontas - Alexandra Nascimento (Hypo Nö-Áustria), Célia Janete da Costa Coppi (Metodista/São Bernardo-SP), Fernanda França (Hypo Nö-Áustria) e Samira Pereira da Silva Rocha (Mios Biganos Handball-França).

Pivôs - Elaine Gomes Barbosa (Assoc. Cult. e Esp. Força Atlética-GO), Fabiana Carvalho Diniz (Hypo Nö-Áustria) e Regiane dos Santos Silva (Metodista/São Bernardo-SP).

Seleção Masculina

Goleiros: Luiz Ricardo Milles do Nascimento (TCC/Unitau/Fecomerciários/Tarumã-Taubaté), Maik Ferreira dos Santos (TCC/Unitau/Fecomerciarios/Tarumã-Taubaté).

Armadores: Arthur Malburg Patrianova (Naturhouse La Rioja-Espanha), Fernando José Pacheco Filho (EC Pinheiros-SP), Guilherme Valadão Gama (Assoc. Deportiva Ciudad de Guadalajara-Espanha) e José Guilherme de Toledo (ACEU/Univali/FMEBC-SC).

Centrais: André Vinícius Mendes Silva (TCC/Unitau/Fecomerciários/Tarumã-Taubaté), Diogo Kent Hubner (TCC/Unitau/Fecomerciários/Tarumã-Taubaté), Henrique Selicani Teixeira (TCC/Unitau/Fecomerciários/Tarumã-Taubaté) e Thiago Roberto Torres dos Santos (São José dos Campos-SP).

Pontas: Arthur Medeiros Ataliba de Sousa (EC Pinheiros-SP), Cléber Antônio de Andrade (TCC/Unitau/Fecomerciários/Tarumã-Taubaté), Fábio Rocha Chiuffa (Metodista/São Bernardo-SP) e Wesley de Freitas (TCC/Unitau/Fecomerciários/Tarumã-Taubaté).

Pivôs: Felipe Venâncio Santaela (EC Pinheiros-SP) e Vinícius Santos Teixeira (EC Pinheiros-SP).

Comissão técnica
Técnico: Jordi Ribera
Assistente técnico: Washington Nunes
Supervisor: Cássio Marques
Fisioterapeuta: Gustavo Barbosa